ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

As grandes tropas guaicurus, o super homem do Pantanal

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 14/12/2023 08:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Álvar Nuñez Cabeza de Vaca, o primeiro europeu a encontrar os guaicurus, em torno de 1.543, os pinta como homens "tão ligeiros e fortes que correm tanto como os veados, e dura tanto seu fôlego que os cansam e os prendem com as mãos". É o relato de um povo próximo ao super homem. Cabeza de Vaca, no entanto, não estava sozinho ao enaltecer esse povo pantaneiro.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tinham mais de 1,90 metro de altura.

O padre jesuíta Pedro Lozano, um século depois de Cabeza de Vaca descreve os guaicurus como homens "bem feitos de corpo, altos, mais do que o comum dos europeus, atingindo por vezes estatura superior a um metro e noventa, já tinham os traços distintivos de uma raça senhoril". Padre Lozano também afirma que essa mentalidade de senhores, existente em poucos povos sul-americanos, se impôs aos terena, habitantes do território entre Aquidauana e Miranda, além dos chamacocos, que residiam no atual chaco do Paraguai.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Como conseguiram seus cavalos.

Outro jesuíta, um pouco depois de Lozano, diz que os guaicurus tinham uma agilidade fora do comum. Para montar não se valiam de estribos. Corriam atrás do animal, apanhando-o e dominando-o com extrema velocidade. Não se serviam de laço ou bola para capturá-los (essa informação é controvertida). Não tinham curral para guardar cavalos. Apenas reuniam alguns cavalos dos espanhóis e os roubavam. Se o animal disparava, punham em ação sua ligeireza natural e corriam a agarrá-lo de novo. "Seguravam pela crina ou pelo pescoço, tal como se estivesse a laçar uma perdiz", escreveu o jesuíta.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tropas gigantescas.

Passado outro século, nos anos 1.700,  quando os portugueses chegam ao Mato Grosso do Sul, Cabral Camelo conta que os guaicurus se propuseram a entrar em um aliança com os brancos, contra os paiaguás, com cinco mil índios e oito a dez mil cavalos. Não era considerado exagero pois o mesmo Cabral Camelo, em outro lugar, diz que os guaicurus tinham uma tropa de 500 a mil animais, e completa a informação dizendo que dependendo da localização, havia cacique com 9.000 cavalos. Outro informante, Antônio Pires de Campos, diz, por sua vez, que os guaicurus, ao que se dizia, chegavam a juntar, em campanha, 10 a 12 mil cavalos. É impossível ter uma estimativa de quantos cavalos tinham. Mas, não há dúvida alguma, de que a cavalaria guaicuru era gigantesca. Tão grande, que mantiveram, durante muitos anos, Cuiabá totalmente isolada.

Nos siga no Google Notícias