ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

As maravilhosas algas e os donuts de Okinawa

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 23/12/2023 14:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ainda que formalmente Okinawa faça parte do Japão, a verdade é que sempre foi outro "país". Durante longos séculos, essa ilha, próxima da China e do arquipélago japonês, foi um riquíssimo Império. Conectava as vendas da excepcional metalurgia do Japão -  ainda hoje o produtor das melhores facas e espadas -, com a excelência da seda e da cerâmica chinesa. Para quem não conhece, a seda é o único tecido que nos protege do frio e do calor. Já a cerâmica da China foi, durante muito tempo, a única que podia ser levada ao fogo sem quebrar. Okinawa era o grande comerciante dessas mercadorias. Japoneses e chineses nunca foram bons marinheiros, e jamais se entenderam. Okinawa viu nascer os melhores marinheiros da história dessa região da Ásia. Sem duvida alguma, foram os fenícios (atuais libaneses) da Ásia. Descobriram novas rotas e conectaram uma grande quantidade de países.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sem estresse é longa vida.

Okinawa é única na Ásia. Parece uma "não Japão", a antítese japonesa, quando se trata de estresse. As pessoas são muito relaxadas para os critérios japoneses. Só nessa ilha ainda persiste uma cultura polinésia que está desaparecendo. Sobretudo, desde a Segunda Guerra quando se tornou um protetorado norte-americano. O melhor exemplo desse estilo de vida exemplar é o fato de Okinawa ser o lugar do mundo com pessoas mais longevas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ensō, o conceito sagrado do okinawano.

Nascido no ventre budista, o Ensō é um conceito sagrado nessa ilha. Significa ter cuidados exemplares de tudo aquilo que compartilham. Não necessariamente um prato de macarrão, que comem em comunhão, seja bonito, mas que todos se esmeraram ao máximo para cozinhá-lo. Também guardam um respeito muito especial com os visitantes. Algo que você não encontrará em lugar algum da Ásia.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Múltiplas artes marciais e comida maravilhosa.

Okinawa é conhecida por ser a casa de múltiplas artes marciais, desde o karatê até o nunchaku. Mas eles não têm a mesma concepção de defesa como violência praticado por outros povos. Para eles é um exercício de concentração, de meditação e de paz interior. Por outro lado, há mercados e barracas montadas nas ruas que vendem os donuts de Okinawa, tidos como os melhores do mundo. Também há pratos de algas que são como pérolas explodindo no paladar. Para os veganos, o tofu okinawano é tido como uma iguaria excepcional. É servido com shoyu e vinagre. É muito sedoso.

Nos siga no Google Notícias