ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

As primeiras japonesas chegaram calçadas com luvas brancas

Por Leonardo Cremer | 11/03/2024 07:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em 1.853, a aparição dos "barcos negros" da marinha norte-americana em frente ao porto de Tokio obrigou o Japão a abrir suas fronteiras depois de 230 anos de isolamento. Se a posição autoritária dos EUA chocou os japoneses, por outro lado se viram obrigados a copiar os avanços do Ocidente não só no armamento, como na política e na economia. Veio o que denominam Revolução Meiji, uma transformação tecnológica e social radical. A industrialização mudou radicalmente a fisionomia das cidades e o estilo de vida da população. Milhões abandonaram os campos e foram tentar a sorte nas cidades. Essas migrações não se limitaram ao território japonês, calculam que um milhão deles veio ao Brasil, Peru, EUA e Hawai. Eram os chamados "nikkeijin", ou simplesmente "nikkei", que significa além de "ascendência japonesa", alguém que se encontra suspenso entre dois mundos, entre duas culturas. A viagem marítima representava uma transição até certo ponto lenta, quando comparada com a brusca passagem imposta pelos aviões atuais. Ela era "A" viagem, com a maiúsculo. Alguns formaram amizades, mas todos sempre se lembrarão de detalhes da viagem - nome do navio, a comida, a mansidão e as tempestades do oceano, os portos intermediários em que desceram à terra e, sobretudo, a chegada. Isso tudo está devidamente registrado quando da chegada dos primeiros japoneses no Brasil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O verde gritante da vegetação.

Havia um traço genérico em comum de ansiedade, estranheza e expectativa na chegada. Causava estupefação o verde gritante da vegetação, mas a pele escura dos homens e mulheres brasileiros impressionavam muito mais. Se sentiam desrespeitados com a triagem minuciosa e muitas vezes vexatória quando desciam do navio.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Surpresa: mulheres calçadas com luvas brancas.

Se o olhar do japonês, na chegada, prende-se a uma grande surpresa, qual seria o olhar do brasileiro? Há uma reportagem do jornal "Correio Paulistano" referente à chegada dos primeiros japoneses no porto de Santos em 1.908 que também expressa surpresa. A matéria revela que existia uma expectativa derivada de imagens de gravuras japonesas que existiam no Brasil. Está escrito que se deparam com gente muito simples; porém, há decepção. Esperavam vê-los em quimonos e trajes típicos da terra de origem, mas eles estão vestidos à ocidental. Por outro lado, o olhar cinge-se à impressão agradável que causam pela limpeza da roupa e o cuidado das mulheres, calçadas com luvas brancas de algodão. Os homens também causaram estupefação: muitos estavam com medalhas no peito por atos de heroísmo conquistadas na guerra russo-japonesa.

Nos siga no Google Notícias