ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Biden dá esperança a milhões de pessoas que gaguejam

Mário Sérgio Lorenzetto | 22/01/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os discursos de Joe Biden, novo presidente dos Estados Unidos, soam de maneira diferente para uma comunidade em particular. O novo presidente gagueja. Seu discurso de posse, feito com o mundo inteiro assistindo, foi um exemplo poderoso para todos aqueles que gaguejam. Como ele, há muitas pessoas que falam lindamente apesar de gaguejarem. A gagueira é uma condição neurológica que afeta a produção da fala fluente. Mais de 1% da população mundial gagueja. Isso se traduz em mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Biden inspira.

A experiência de Biden com a gagueira é convincente. O que é inspirador é a maneira como ele fala sobre sua experiência com a gagueira. Para aqueles que gaguejam, a campanha presidencial e a eleição de Biden marcam uma mudança importante na forma como discutimos a gagueira. Aqueles que gaguejam constantemente sofrem discriminação no trabalho, na escola e nas relações sociais. Vários estudos mostram que a população em geral sabe muito pouco - ou nada - sobre a gagueira. Alguns chegam ao absurdo de acreditar que aqueles que gaguejam são menos inteligentes e mais ansiosos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Atenção por toda a vida.

As crianças gagas tendem a ser mais solitárias. São intimidados e provocados pelos colegas. Imitados. Interrompidos quando falam. Devem ter um objetivo essencial: encontrar uma maneira de não gaguejar. Ao que tudo indica, não propriamente uma "cura" para a gagueira. Terapia e apoio em grupo podem ajudar. Mas, para muitos, a gagueira requer atenção por toda a vida.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Biden enfrenta os valentões.

Biden sempre falou sobre sua gagueira na grande mídia. Mas ao longo da temporada de campanha à presidência, Donald Trump e seus assessores começaram a bombardear Biden por causa da gagueira. Trump chegou a dizer que Biden sofria de demência. Biden respondeu ao valentão e à uma assessora que zombou de sua gagueira: "Trabalhei toda a minha vida para superar a gagueira. E é uma grande honra ser mentor de crianças que passaram pela mesma experiência. Chama-se empatia. Pesquisem". Desde há muito tempo Biden se coloca à disposição para falar a crianças gagas. Também disse, há um ano, que continua a gaguejar quando está cansado. Falar sobre a gagueira, em vez de tentar escondê-la, é uma parte importante do enfrentamento.
Nos siga no Google Notícias