ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Bolsonaro: todos desastres são da incompetência ou da malícia

Mário Sérgio Lorenzetto | 20/09/2021 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A imprensa sempre dirá: "este é o maior desastre acontecido", é o que querem que o leitor sinta. Quando, em realidade, esta pandemia está apenas entre as 20 piores. Mas essa não é uma manchete atrativa para a imprensa. Afetou a 0,06% da população mundial. A gripe espanhola (que, em verdade, foi norte-americana), matou 2% da população mundial. A peste negra, matou 30%. A pandemia precisa ser colocada em sua verdadeira perspectiva.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não há uma clara distinção entre desastres provocados pelos humanos ou pela natureza.

Os desastres não são distribuídos equânimente. Há uma repartição aleatório de guerras, vulcões, terremotos, pandemias, inundações.secas e fomes. Temos de explicar como chegamos a eles. Explicar os incêndios no Pantanal, por exemplo, é obrigação - jurídica e moral. Mas temos de entender que não há uma distinção clara entre os provocados pelos humanos ou pela natureza. Todos os desastres, de alguma maneira, são criações da incompetência humana ou da malícia. Isso fica muito claro lendo o relato da peste em Roma na época de Justiniano. A peste quase idêntica à atual. Também é esclarecedor ler o relato de Plinio, o Jovem, sobre o terremoto de Pompeia.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Bolsonaro é o culpado de tudo?

Tudo que foi escrito, e ainda será, não pode ser suave. Dizemos que tudo é culpa de Bolsonaro e pensamos que resolveremos o problema daqui a pouco, nas eleições de 2022. Mas a verdade mais profunda é que temos um problema sistêmico em Brasília. E não é o simplismo da crise com STF ou com o Congresso. Essa uma leitura para enganar desavisados. O grande problema de Brasília está em sua burocracia. Não importa quem seja o presidente ou qual seja o desastre, a reação de Brasília será ruim. A organização dos ministérios deixam sempre algum obscuro burocrata livre para impedir a rápida reação às crises.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Rapidez reduz contagem de corpos.

Os grandes erros que ocorrem em Brasília ocorrem nas gerências médias, muito mais que na gestão dos líderes. Não importa que ocorra no Ministério da Defesa ou da Saúde. Será ignorada. O que necessitamos é rapidez de resposta. A rapidez é o que reduz a contagem de corpos. As burocracias grandes são péssimas nisso. Em parte, porque os burocratas de nível médio sempre esperam por mais informações. Esses burocratas são cronicamente incapazes de tomar uma decisão rápida. Brasília está abarrotada dessa gente. E vai piorar....

Nos siga no Google Notícias