A notícia da terra a um clique de você.
 
08/04/2017 08:00

Cacau em excesso. Chocolate mais barato

Mário Sérgio Lorenzetto
Cacau em excesso. Chocolate mais barato

Boa notícia para os "chocólatras". Péssima para os plantadores. Após anos de muita procura e preços elevados, a oferta de cacau começa a superar a procura e a ameaçar uma redução drástica nos preços do chocolate em todo o mundo.

De acordo com a Bloomberg, a colheita da Costa do Marfim chegara em 2017 a um recorde histórico de dois milhões de toneladas métricas. No passado, os anos de escassez do cacau levaram seus produtores a aumentar o investimento em melhorias e o número de plantações. Muitas dessas plantações só agora começam a produzir as primeiras sementes e a contribuir para o excesso de produção. Além disso, as condições meteorológicas ajudaram a compor o cenário de produção excessiva com muitas chuvas e poucos ventos prejudiciais.

Como consequência, os cerca de 800 mil produtores da Costa do Marfim têm mais grãos do que nunca para vender nos mercados de matéria-prima que abastece a indústria mundial de chocolates. Diz a Bloomberg que o valor do cacau já caiu 30%. E pode cair ainda mais. Uma Páscoa "enchocolatada" deixou de ser uma quimera.

Cacau em excesso. Chocolate mais barato

O primeiro celular apresentado há 44 anos era assim...

Chamava-se DynaTac e foi apresentado há 44 anos pela Motorola. O primeiro celular custava em torno de R$12.000 e pesava mais de um quilo. Começou sua belíssima carreira no dia 03 de abril de 1973. Demorava mais de 10 horas para carregar a bateria. Só suportava meia hora de conversação. Era exclusividade para bilionários, um quase protótipo. Somente em 1984 chegaria às lojas em grande quantidade, mas preservava os preços elevadíssimos e o peso.

A primeira fronteira a ser batida foi a do peso. Em 1990, já existia um Motorola pesando dez vezes menos que o original. Na década seguinte a luta travada pelas empresas foi pela construção do celular "mais fino". O Razr V3, tinha apenas 13,9 milímetros e era fabricado em alumínio aeronáutico. A batalha seguinte foi pelo armazenamento de dados. Essa história hoje é contada pelos mais de 6 bilhões de aparelhos existentes no mundo.

Cacau em excesso. Chocolate mais barato
Cacau em excesso. Chocolate mais barato

Truques usados pelos supermercados para consumirmos mais.

Cacau em excesso. Chocolate mais barato

Ofertas de supermercado nas costas da camiseta de time de futebol

O Fluminense de Feira de Santana deu um passo além do tradicional marketing que é feito nas camisetas dos jogadores de futebol. As camisetas viraram folhetos de ofertas do supermercado que patrocina o time. Dessa maneira, o número "10", do jogador Fernando Sobral, passou a ser o "10,98", mostrando a oferta de pizza. O número "5", passou a ser "5,98", preço do shampoo Palmolive.

Essa estratégia, utilizada domingo passado, já havia sido usada na partida anterior, contra o Vitória pelo Campeonato Pernambucano.



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.