ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Café: produzimos muito e consumimos pouco

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 15/10/2020 06:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Brasil é o maior produtor e exportador de café "verde" do mundo. Como os demais produtos agropecuários, produzimos para os outros países industrializarem. Fortunas gigantescas para eles, uns trocados para nós. Essa distorção foi criada pela famigerada Lei Kandir, criada em 1996, continua vigente. Um eterno descalabro. Utilizamos 2,3 milhões de hectares para produzir 50 milhões de sacas de café. Pouca eficiência. O Vietnã produz 28 milhões de sacas em 650 mil hectares. É melhor nem fazer as contas, de quantas sacas por hectare, para o vexame não ficar tão explícito.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Qual é o país que mais consome café?

Em quantidade, estamos longe de ser o país campeão no consumo do cafezinho. O país que mais consome café no mundo é a Finlândia. São 12 quilos por habitante a cada ano. Outras nações escandinavas completam o pódio: em segundo lugar, está a Noruega, com 9,9 kg per capita; em terceiro, a Islândia, com 9 kg. Os europeus, aliás, dominam esse ranking, dos 25 maiores consumidores mundiais da bebida, 21 pertencem ao Velho Continente. Apenas 4 não: Canadá, Estados Unidos, Líbano e Brasil. Por aqui, consumimos, em média, 5,8 kg por pessoa por ano - o que nos coloca na posição 14.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Segredos para fazer um ótimo café.

Tenho posição dúbia a respeito do café. Por um lado, há dezenas de anos não bebo um só cafezinho. Por outro, por ter nascido dentro de uma torrefação de café, conheço alguns de seus segredos. A primeira regra é tirar o escorpião do bolso, café de baixa acidez (os melhores) são relativamente mais caros. A segunda, é observar a data de fabricação: compre os mais novos. Café é o inverso do vinho, quanto mais jovem, melhor. Também não guarde o café em qualquer pote ou frasco. O melhor lugar para acondicionar o café, uma vez aberta a embalagem, é no pacote de origem. Opte por água filtrada ou mineral. E não tenha medo de fervê-la. Para extrair o melhor do pó, a água deve estar entre 92 graus e 96. Não tem termômetro na cozinha? Simples, aqueça até borbulhar. Não use filtros de pano, eles acumulam impurezas. Quer café forte? Use a menor xícara possível. Novamente, o café é o inverso do vinho, as maiores xícaras deixam escapar sabor e temperatura.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário