ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Casa iluminada sem lâmpada e outros materiais mágicos

Mário Sérgio Lorenzetto | 27/01/2022 08:09
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em tempo de energia elétrica com preço elevadíssimo, seria ideal iluminarmos nossas residências sem utilizar qualquer tipo de lâmpada. E essa possibilidade já existe, mas não chegou no Brasil. Existem casas com placas de sinalização nos Estados Unidos e no México - a pesquisa inicial é mexicana - com o cimento emitindo luz. Os cientistas passaram nove anos modificando a microestrutura do cimento até conseguir um material fosforescente, que absorve a energia solar durante o dia e a devolve na noite. Esse cimento que brilha à noite, tem validade de cem anos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Madeira transparente substituindo o vidro.

As janelas feitas de vidro estão com os dias contados. Um sueco chamado Lars Bergrund, criou uma madeira transparente. Para fazer essa "mágica", eliminou a lignina da madeira, um componente das paredes celulares vegetais que lhe aporta opacidade. E ainda acrescentou um polímero transparente na madeira. As propriedades óticas do polímero e da madeira sem lignina se fundiram e, "voilá", obteve um vidro de madeira, forte, barato, resistente, procedente de recursos renováveis e cristalino.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Materiais vivos e mortos ao mesmo tempo.

Vivo está deixando de ser antônimo de morto. Impensável até poucos dias, a Universidade de Cornell conseguiu unir polímeros com células vivas. Utilizam DNA para criar materiais que não estão vivos, mas estão "quase vivos". Um conceito que dá um nó na cabeça. Esses materiais conseguem fazer a regeneração e tem alguma mobilidade própria. Estão testando em robôs orgânicos, que acabam com a fronteira entre o vivo e o não vivo.

Nos siga no Google Notícias