Chegou o entrudo e os corsos em Campo Grande: é Carnaval
O Carnaval em Campo Grande começou com os “entrudos” e “corsos"”na antiga rua 14 de julho. Ainda que não tenha o mesmo apelo de outras cidades, tem mais de cem anos. O “entrudo” era uma festividade de origem portuguesa, caracterizava-se por brincadeiras que hoje muitos entendem como agressivas: atiravam água, farinha, limões e bolas de cera nas pessoas. Já os “corsos”, era uma referencia aos nascidos na ilha da Córsega onde ocorriam desfiles de carros e carruagens.
Surgem os desfiles e o carnaval nos clubes.
A folia passou por diferentes fases. Começaram a surgir os desfiles das escolas de samba e o carnaval dentro dos salões dos clubes tradicionais. O “Clube dos Fidalgos”foi o primeiro salão a organizar a folia. O “Clube Libanês “ veio a seguir.
Uma das mais antigas Ligas Carnavalescas.
O fortalecimento do carnaval de rua organizado em “escolas” só veio no inicio do século XXI. No entanto, a União das Entidades Carnavalescas de Campo Grande é bem antiga, sua origem data de 1.981. É uma das mais antigas do país. Estranho carnaval campo-grandense, um dos mais antigos, melhor organizado, mas bem distante de constar no ranking do número de participantes.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.




