A notícia da terra a um clique de você.
 
05/11/2018 07:00

Coisas que mudam teu cérebro e você nem imagina

Mário Sérgio Lorenzetto
Coisas que mudam teu cérebro e você nem imagina

Usando as mais avançadas técnicas de neuroimagem, a ciência identificou algumas atividades que modificam nosso cérebro, seja modificando sua estrutura e reduzindo seu tamanho, ou alterando sua química. Selecionamos algumas delas:

Coisas que mudam teu cérebro e você nem imagina

Dormir mal.

Se dorme pouco ou mal, teu cérebro encolhe. Essa foi a conclusão drástica a que chegaram os cientistas da Universidade de Oxford depois de estudar com ressonância magnética a relação entre a má qualidade do sono e o volume do miolo. Os resultados, publicados em "Neurology", mostraram que ter dificuldades para dormir está ligado a uma redução veloz do volume cerebral ao envelhecer. E que esse encolhimento afeta a áreas tão importantes como os lóbulos temporais, parietal e frontal, onde entre outras coisas residem a linguagem, o equilíbrio, o tato, a capacidade de cálculo matemático e a tomada de decisões.

Coisas que mudam teu cérebro e você nem imagina

Ler livro de ficção.

"Alguém não é o que é pelo que escreve, e sim pelo que leu", sentenciava Jorge Luis Borges. E a neurociência demonstrou que o escritor argentino estava certo. Certas estruturas cerebrais se transformam quando lemos ficção. As conexões dos neurônios do lóbulo temporal esquerdo - vinculado à linguagem- e as de partes centrais do cérebro - relacionadas com as sensações físicas motoras - aumentam depois de uma leitura de livros como "Pompéia", escrito por Robert Harris. A outra sugestão dessa pesquisa são os surrealistas como Frank Kafka. Comprovaram em estudos publicados na "Brian Connectivity" e na "Psychological Sciense" que criam novos padrões cerebrais que nos fazem um pouco mais inteligentes. É claro que outros livros de ficção devem produzir efeito similar, mas as pesquisas adotaram os livros enunciados.

Coisas que mudam teu cérebro e você nem imagina

Videogames de ação.

Quem buscava uma desculpa para dedicar alguns minutos ao videogame de ação favorito, agora já tem. Está demonstrado que beneficiam o cérebro. O experimento foi levado a cabo pela Universidade de Toronto, no Canadá. Bastam dez horas enfrentando os desafios de "Call of Duty" ou "Medal of Honor" para que a atividade elétrica do cérebro se modifique. As mudanças implicam tanto no aumento da atenção visual como na capacidade de ignorar informações irrelevantes, aquelas que nos distraem inutilmente. Os videogames de ação desenvolvem a atenção seletiva espacial.

Coisas que mudam teu cérebro e você nem imagina

A dor crônica.

Ainda que você enfrente com coragem uma dor crônica, ao longo do tempo seu cérebro se ressentirá. As alterações mais importantes são produzidas nas conexões neuronais de uma zona do córtex frontal vinculado à gestão das emoções. Se sente dor 24 horas por dia, sete dias por semana, há áreas de teu cérebro que se mantêm constantemente ativas. E quando os neurônios estão em "modo on" o tempo todo, se transtornam ou inclusive morrem por falta de descanso. O resultado é que o cérebro muda e se dana para sempre. Aparecem dificuldades no sono e dificuldades na hora de tomar decisões mesmo sem a presença da dor.

Coisas que mudam teu cérebro e você nem imagina

Acumular muita gordura.

Acumular gordura põe em cheque não só o risco de problemas cardíacos, hipertensão e diabetes. Muitos pneus também podem ser prejudiciais para a saúde cerebral. Um estudo publicado na revista "Annals of Neurology" indicou que quanto maior é o índice de massa corporal (IMC), uma medida que associa a altura com o peso, maior é o risco de que o cérebro encolha ao envelhecer e que sejamos vítimas de demência ou do mal de Alzheimer.



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.