ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Coisas que tornam o homem mais viril. Mulheres confessam

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/06/2016 09:18
Coisas que tornam o homem mais viril. Mulheres confessam

É uma tarefa árdua definir a virilidade pulando os lugares comuns e fugindo de convenções machistas. O sociólogo norte-americano nos dá uma resposta: "A virilidade não é estática. Significa coisas diferentes em diferentes épocas para diferentes pessoas". Mas não há melhor indicador para delimitar o que é viril do que perguntar às mulheres.

"Temos um radar para captar a virilidade, porque é algo que nos excita", diz Luzia Pereira, uma funcionária de mais de 40 anos. O doutor André Arriaga considera que se existe um conceito de virilidade muito básico, desde a aparição do homo sapiens, ele estaria localizado em uma zona específica do cérebro: "A sensação de segurança, proteção, o macho que leva a comida para casa...são impulsos localizados no mesencéfalo. São desejos extremamente antigos e muito pouco sofisticados que, afortunadamente, têm mudado... até o ponto de que hoje em dia existem mulheres que gostam de homens efeminados".

A virilidade já não se pode circunscrever só a ideias como força ou proteção. Existem tópicos que se desmontam com o tempo, como foi demonstrado em um estudo realizado pela Universidade Western Austrália, segundo o qual homens com voz graves produzem menos esperma. "Soa clichê, mas para muitas mulheres a inteligência nos seduz mais que braços fortes", diz Nadia Albuquerque, de mais de 30 anos.

Perguntamos a algumas mulheres, além das já citadas, de diferentes idades e profissões o que dá um plus de virilidade a um homem? O que é para eles mais viril? Este é o resultado...

Coisas que tornam o homem mais viril. Mulheres confessam
Coisas que tornam o homem mais viril. Mulheres confessam

A atração dos corpos é realizada por feromônios?

O estudo da virilidade traz um componente comum a muitas mulheres: o cheiro. A ciência vem tentando explicar esse fenômeno. Algumas pesquisas demonstram que o cheiro do corpo também é determinado por substancias chamadas de feromônios. A palavra "feromônio" já dá o caminho, vem do grego, significa algo que transmite excitação. Alguns desses cheiros são tão sutis que nem os percebemos conscientemente.

Eles cumpririam papel determinante na atração, ou na repulsa, sexual. É comum ouvir casais dizendo: " foi amor à primeira vista", " ficamos atraídos instantaneamente um pelo outro". Qual foi a força poderosa que os uniu? Muitos ficariam surpresos ao descobrir que o verdadeiro elemento de atração talvez não tenha sido aquele olhar especial do parceiro, nem seu jeito de falar ou de se mover. Foi o seu cheiro. Os biólogos dizem que existe uma comunicação química entre os sexos. Ela explicaria não só a atração, como também o ciúme que algumas pessoas tem de seus parceiros. Os feromônios determinariam para o organismo a produção de mais testosterona, o hormônio responsável pela intensidade do impulso sexual.

Coisas que tornam o homem mais viril. Mulheres confessam

O GPS de nosso cérebro.

Como o GPS (Sistema de Posicionamento Global) nos carros, o sistema de nosso cérebro determina onde estamos e para onde nos dirigimos. O GPS cerebral integra múltiplos sinais relacionados à nossa posição e à passagem do tempo. O nosso cérebro faz esses cálculos com um mínimo de esforço. Por isso, quase não os percebemos, quase não somos cientes desses cálculos. Só percebemos o quanto esse sistema de mapeamento e deslocamento é crucial para nossa existência quando nos perdemos ou quando nossa destreza de navegação fica comprometida por uma lesão ou uma doença neurodegenerativa.

A capacidade de saber onde estamos e para onde precisamos ir é fundamental para a sobrevivência. Sem ela, nós, como outros animais, seríamos incapazes de encontrar alimentos ou nos reproduzir. Pessoas e espécies inteiras, pereceriam.

O nosso GPS cerebral é um conjunto de atividades elétricas em que grupos de células nervosas disparam de um jeito que reflete o "layout", ou a disposição do ambiente circundante e a posição de um animal nele. Formam um mapa no cérebro. Acredita-se que esses mapas mentais ocorrem principalmente no córtex, as enrugadas camadas superiores do cérebro que se desenvolveram bem tarde no processo evolutivo.

Ao longo das últimas décadas, pesquisadores adquiriram um profundo entendimento de como, exatamente, o cérebro elabora e depois revisa esses mapas à medida que um animal se move. As mais recentes pesquisas mostram que os nossos sistemas de navegação consistem em vários tipos de células que calculam continuamente a localização, a distancia percorrida, a direção em que está se movendo e sua velocidade. E tem mais: esses mapas cerebrais podem ser armazenados como uma memória para utilização posterior.

Nos siga no Google Notícias