ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Como a invenção do querosene e petróleo salvaram as baleias

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 15/02/2024 08:03
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Durante algumas poucas décadas, a melhor iluminação do mundo vinha do óleo de baleia, e o melhor tipo de óleo era o espermacete, encontrado na cabeça desses enorme animais. Cada baleia produz até três toneladas de espermacete em uma câmara cavernosa no cérebro. Apesar do nome, o espermacete não é esperma, nem tem função reprodutiva, recebeu esse nome pela ignorância dos norte-americanos que matavam baleias. E como mataram. Tinham mais de 640 navios baleeiros.  Em quatro décadas, estima-se que mataram 300 mil baleias. A Europa não usava, nessa época, óleo de baleia, a iluminação era feita com óleo de colza, feito das sementes dessa planta.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Querosene, sem querer, começou a preservar baleias.

Se não fossem dois eventos inusitados, as baleias, sem duvida alguma, teriam sido extintas. O primeiro, ocorreu no Canadá, quando um homem chamado Abraham Gesner inventou algo que por algum tempo seria o produto mais valioso do planeta. Gesner era medico, mas tinha uma estranha paixão pela geologia. Fazia experimentos com alcatrão de hulha - um resíduo pegajoso e inútil que sobrava da transformação de carvão em gás, transformou em um combustível líquido, ao qual deu o nome de querosene. O querosene queimava muito bem, dava uma luz tão forte e constante e ainda foi produzido a preço irrisório. Virou, do dia para a noite, o combustível que iluminou o mundo, inclusive o Brasil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O óleo de pedra, mais conhecido como "petróleo".

Outro herói das baleias entrou na história de forma inesperada. Um jovem brilhante chamado George Bissel, que acabara de pedir demissão do cargo de superintendente escolar em N.Orleans, em uma visita à sua cidade natal foi visitar um professor na Universidade onde se formou em New Hampshire. Ali notou uma garrafa de óleo mineral na prateleira. Este lhe explicou que aquele "óleo de pedra" (rock oil) - que hoje chamamos petróleo - subia até a superfície da terra e tinha em grande quantidade na Pensilvânia. Se molhasse um trapo nesse óleo, o trapo queimaria, contou o professor. Mas ninguém tinha encontrado alguma utilidade para esse óleo de pedra. Bissel fez algumas experiências e viu que poderia ser uma excelente fonte de iluminação. Fundou uma empresa chamada Pensilvânia Rock Oil Company, perfurou poços, como faziam com água, com apenas um maço de dinheiro emprestado, e fez a história do óleo que todo o mundo passou a matar para tê-lo.... até hoje. Salvou as baleias, mas milhões de pessoas morreram - e outras tantas morrerão logo mais - por causa de seu óleo de pedra.

Nos siga no Google Notícias