ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Como as meias femininas criaram a indústria de plásticos

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/08/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O nome veio do grego - plastikos - e significa, "apropriado para moldar". Na América Central, inventaram a transformação da borracha natural em látex para a produção de bolas - havia um jogo parecido com o futebol. Outras utilidades foram criadas pelos Astecas e Maias da América Central, por volta do 1.600 a.C..


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A era da goma-laca.

Muito distante da América Central, na Índia e na China, descobriram a utilização da goma-laca, uma resina secretada por um inseto. O material, no ano 1.000 a.C., passou a ser usado em decoração e, principalmente, para envernizar madeira. Passados muitos séculos, As primeiras conversas e músicas gravadas foram em discos de goma-laca, antes de aparecer o vinil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os pentes de cabelo.

A indústria de pentes de cabelo surge nos anos 1.820, era baseada em chifres animais, marfim e cascos de tartaruga, aquecidos e moldados. Eram objetos caros. Em 1.862, o inglês Alexander Parkes, um metalúrgico, vendo a importância da produção de pentes de cabelo, desenvolve a "parkesina", material considerado o primeiro plástico industrial, feito à partir do nitrato de celulose.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Celulóide, a esperteza do gringo.

Alexander Parker foi um grande químico, mas não era um bom vendedor. Em 1.869, o norte-americano John Wesley Hyatt, viu a importância da "parkesina" e soube transformá-la em um material altamente vendável. Denominou-a "celulóide". Mostrou que esse material esbranquiçado era superior a metais, marfim e madeira para a produção de pentes de cabelo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Surge o PVC.

Em 1.872, o alemão Eugen Baumann, sintetiza o ploricloreto de vinila e da o nome de PVC. O composto não é aproveitado comercialmente. Muito depois, servirá para produzir discos de "vinil" e canos para a construção civil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Bakelite para telefones e rádios.

O químico belga Leo Baekeland cria o primeiro plástico completamente sintético, o bakelite. O material era usado em componentes dos velhos telefones e em rádios e também em decoração, na época da art déco.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A grande era do polietileno.

A empresa inglesa ICI - Imperial Chemical Industries - em 1.932, produz o primeiro plástico com grande sucesso comercial, o perspex, transparente e capaz de substituir o vidro. No ano seguinte, desenvolve o polietileno, plástico que se torna o mais abundante do mundo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A grande explosão: 1950.

Mas o plástico ainda não tinha sua era explosiva. Em 1.950, a empresa Du Pont, cria as meias de nylon para substituir as de seda. Elas são comercializadas para o grande público pela marca Triumph. Foi um estouro. As mulheres faziam filas de muitos quilômetros para comprar um par de meias de nylon. Chegaram a destruir uma grande loja, lutando para comprá-las. O plástico explodiu em todos os cantos do mundo e seu uso abusivo tornou-se um dos maiores problemas ambientais.

Nos siga no Google Notícias