ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Como o sábado e o domingo foram escolhidos para o descanso

Mário Sérgio Lorenzetto | 10/07/2021 14:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Por que o sábado e o domingo são dias de descanso, e não a segunda e a terça-feira? Dois dias de descanso remunerados é uma conquista recente dos trabalhadores. Hoje é quase impossível conceber a quantidade de mudanças radicais que as pessoas viram no século XIX. Até mesmo algo tão elementar como o fim de semana era uma novidade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma ideia dos anos 1890.

O termo "weekend" só aparece registrado em 1879. Mesmo assim, a palavra só significava o sábado à noite e o domingo, e só para algumas poucas pessoas. Foi apenas nos anos 1890 que o termo passou a ser aplicado universalmente, se bem que não desfrutado universalmente. Mas o direito ao descanso estava a caminho.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Deus Saturno explica o sábado.

Na Antiguidade Romana, o sábado era dedicado ao deus Saturno, que regia a agricultura. Esse dia era reservado para o descanso, numa forma de agradecimento por uma boa colheita.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sai Saturno, entram os cristão.

Com o advento do cristianismo como religião oficial de Roma, o domingo passou a ser considerado sagrado, porque, segundo a tradição cristã, Jesus teria ressuscitado dos mortos nesse dia. Por conta disso, os cristãos consagraram o domingo ao Senhor. Para que os fiéis pudessem ir às igrejas tranquilamente, era natural que esse dia fosse sem trabalho. Mas, em contrapartida, eliminaram o sábado, o dia consagrado a Saturno.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sábado e domingo.

Essa conquista de dois dias de descanso foi resultado das lutas dos trabalhadores surgida na Inglaterra, depois da Revolução Industrial. Antes, tinham alguns dias de descanso anuais por motivos religiosos, mas não eram remunerados.

Nos siga no Google Notícias