ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Como serão as cidades do futuro? A água é fundamental

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 14/03/2024 08:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Aproximam-se as eleições municipais. Uma imensa torrente de asneiras serão debatidas. Mas, creiam, ninguém discutirá as águas que dão vida à C.Grande. Delas nascemos, mas como será seu futuro? Nossos políticos não as enxergam, são incapazes de resolver uma questão comezinha: a contenção das águas do Anhanduí. Com 18 quilômetros de extensão, a Avenida Norte Sul tem córrego, rio, capivara, área verde e um buraco negro que comeu dezenas de milhões de reais. É difícil contar a história desta capital sem falar de seus mananciais aquáticos. É impossível vislumbrar o futuro sem que deles cuidemos. Esta cidade perecerá se não cuidarmos de nossos córregos, rios e águas subterrâneas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A história das cidades começa nos pântanos.

Muito antes de reinos e impérios, existiram as cidades. É nelas onde os humanos se encontraram. Uruk, a primeira cidade que foi construída, na Mesopotâmia, tem sua origem em um pântano. Aliás, a palavra "Uruk", significa "cidade". Contraintuitivamente, um ambiente aquático - quente e úmido - favoreceu o adensamento populacional e as construções. E não apenas na Mesopotâmia. As primeiras cidades chinesas, quase da mesma época de Uruk, surgiram nas proximidades do Rio Amarelo. O primeiro centro Urbano das Américas, no México, surgiu ao lado do Golfo do México. E o delta do rio Nilo foi o lugar escolhido para edificar Mênfis, a capital egipcia. Água, sempre água, o lugar para edificar cidades. Esse é o modelo mundial.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Lagos ou Songdo, escolham a cidade que sonham para o futuro?

Os especialistas apresentam dois modelos de cidade do futuro: Lagos, capital da Nigéria e Songdo, a cidade inteligente recentemente construída na Coreia do Sul. Na africana, há favelas sem fim, infraestrutura precária, um dos piores trânsitos do mundo e os maiores índices de desigualdade. Um cenário de desolação e tragédia. A seu lado, como se fosse em outro planeta, há uma versão milionária do Vale do Silício, Nollywood (cuja produção cinematográfica perde apenas para a Índia), muita riqueza em condôminos exclusivos para sua enorme casta de milionários. Mas Lagos tem uma condição para ser o modelo do futuro: seus governantes, apesar das dificuldades, procuram cuidar de suas águas. Já Songdo, a cidade inteligente coreana, é a grande paixão dos urbanistas. Essa cidade foi construída roubando 600 hectares do Mar Amarelo. Tudo que há de modelo você encontra lá: escolas, hospitais, hotéis, espaços empresariais e culturais, além de excelentes universidades. Também encontram uma réplica do Central Park nova-iorquina e dos Canais de Veneza. Escolham a cidade do futuro para seus filhos. Pensem bem se querem ter a mediocridade de  outros Trads e Bernais administrando esta cidade.

Nos siga no Google Notícias