ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Conheça o Allo, o novo WhatsApp do Google

Mário Sérgio Lorenzetto | 23/05/2016 08:16
Conheça o Allo, o novo WhatsApp do Google

Como será o WhatsApp do futuro? Essa resposta foi dada pelo Google. A empresa lançou o Allo, um aplicativo de mensagens sofisticado para celulares que tem uma série de ingredientes fundamentais para fazer frente à competição. Só não é a prova de juiz caçador de traficantes, tudo que poderia ser desejado pelos usuários está presente no Allo. Estará disponível em meados de 2016, tanto para iPhone como para Android.

Conheça o Allo, o novo WhatsApp do Google

A reencarnação do Centrão e os ministérios de Temer.

A configuração do governo Temer é de solidez na área econômica e na política. Todos os atuais componentes dos ministérios e bancos dessas duas áreas são técnica e politicamente excelentes, comprovadamente. Não estão inventando golpes contra seus aliados e nem teorias econômicas malucas. De Serra a Meirelles, de Maria Silvia Bastos a Rachid, de Mansueto Almeida a Jucá, o time econômico é constituído por alguns dos melhores quadros que o país formou. A dupla Padilha e Gedel garante tranquilidade e eficiência nas negociações políticas.

A composição da quase totalidade dos demais Ministérios foi articulada pelo Centrão reencarnado. Aquele que nunca deixou de existir e retorna com mais força. Esse é um grupo notadamente fisiológico que age conforme o vento governista. Tornou-se ainda mais forte com a eleição de Eduardo Cunha, quando imprimiu uma derrota acachapante sobre o PT. Formado por uma lista de 13 partidos conservadores, que vai do PP ao PSD, o grupo, até o ano passado, tinha chegado ao auge com 267 votos dados a Cunha. Esse mesmo Centrão deu apoio quase maciço, e decisivo, ao impeachment de Dilma Roussef.

A origem do Centrão está na Constituinte de 1988. Durante os debates da Constituinte, m 1987, um grupo suprapartidário de centro e de direita, foi formado para apoiar o então presidente José Sarney. PFL, PDS, PL,PDC e PTB conseguiram mudar forma do texto e conquistaram vitórias importantes. As criticas viriam a seguir. Sempre voltadas pela prática de negociar apoio ao governante de plantão, em troca de cargos e benesses. Desde então, sempre que há organização de um punhado de partidos, para formar maioria no Congresso, o termo "Centrão" ressurge. Atualmente, dominam os Ministérios da Saúde, da Indústria, da Agricultura e dos Transportes.

Conheça o Allo, o novo WhatsApp do Google

Um governo só do PMDB será um desastre. Temer deve buscar todos, até o PT.

Um governo exercido exclusivamente pelo PMDB será tão frágil como o de Dilma em seu segundo mandato. O PSDB erra. Não é possível querer apoiar pela metade, sem participar. A busca de composição deve incluir até mesmo o PT. É claro que o petismo resistirá a aproximações. Mas é necessário conter as radicalizações em que o país se meteu. O governo de Temer terá de construir pontes políticas. Esse será seu legado. A pacificação do país é urgente.

Se o PT não tem razão alguma para participar de um governo Temer, o PSDB tem todas. As divisões do PSDB derivam, em grande parte, de suas disputas internas. Serra é o quadro político mais qualificado do país e é com os melhores que Temer terá de governar. Não há como Temer escolher o ministro da Fazenda sem pactuar com os tucanos. A proposta de Aécio - votar em favor do governo Temer, mas dele não participar - é egoísta, visa tão somente a manutenção de seu sonho de conquistar a presidência, todavia explicita seu claro desejo de não buscar uma saída política para o Brasil. Nesse caso, Aécio iguala-se a Lula.

Conheça o Allo, o novo WhatsApp do Google

Você sabe qual é o maior boi do mundo? Alguns animais surpreendentemente grandes.

Ele é um bovino da Índia. Está sendo criado por grandes fazendeiros na Bolívia. Com três metros de altura e pesando 1.600 kg, o gauro, também denominado bisão indiano, é um animal verdadeiramente gigantesco e a maior espécie de gado do mundo. Essa criatura enorme, com chifres formidáveis vive nas florestas e campos indianos e é mais dócil que o búfalo africano.

No mundo dos invertebrados, o gigante é uma centopeia peruana. A Scolopendra gigantean, atinge mais de 28 centímetros - quase o tamanho de um antebraço humano. Essa enorme "besta" possui presas poderosas que devoram insetos e lagartos. Um ser humano pode ficar gravemente ferido pelo "bichinho". Poucos invertebrados terrestres podem se gabar do tamanho, agressão e poder da mordida. Dentre os sapos, o campeão é o Golias. Vive na África Ocidental e pesa 3 kg. Ele prefere comer tartarugas ao invés de insetos. Com o tamanho de um cãozinho, as crianças africanas brincam com eles. A maior pomba viva do mundo é um pássaro espetacular.

O pombo coroado Victoria (Goura victoria) vive na Nova Guiné e possui uma deslumbrante plumagem azul e uma crista estilosa, como a de um pavão. O pombo mede 1 metro de comprimento e pesa 3,6 kg. No mar, além das baleias e tubarões, o poder em tamanho e força, fica por conta do elefante-marinho-do-sul. Esse "elefante", em verdade, é uma foca que pesa 5 toneladas e tem 6 metros de comprimento. Felizmente, comem frutos do mar e os humanos não vão para o jantar. Esses animais possuem enormes trombas, iguais aos dos elefantes, daí o nome, e produzem sons altíssimos e bizarros. E os peixes de água doce? Qual é a maior espécie? Essa é uma disputa difícil.

É provável que essa taça fique com o esturjão Beluga, o maior registrado tinha 7 metros de comprimento e mais de 1.500 kg. A arraia de água doce é outro peixe descomunal. Uma foto mostrava a existência, há 40 anos, de um exemplar, pescado em Porto Murtinho, que deveria ter algo como 400 kg. Existem arraias de água doce de até 500 kg. Disputa a taça também, um peixe denominado Siluro que pode chegar até a 5 metros de comprimento. Mas essa taça é "conversa de pescador", deve ser disputada acompanhada por algumas latas de cerveja.

Conheça o Allo, o novo WhatsApp do Google
Nos siga no Google Notícias