ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

Contra o envelhecimento: rapamicina e metformina

Mário Sérgio Lorenzetto | 19/08/2019 06:30
Contra o envelhecimento: rapamicina e metformina

Há oitenta anos, uma equipe da Universidade de Cornell, nos EUA, conseguiu prolongar a vida de ratos cortando drasticamente as calorias da dieta. Viveram 33% a mais graças a uma alimentação restrita que também cortava algo como 30% da alimentação mínima. Era uma dieta de fome, ou melhor, de faminto. Foi essa pesquisa que serviu de modelo para as milhares de pesquisas que a sucederam. Nenhuma é conclusiva até hoje.

Contra o envelhecimento: rapamicina e metformina

Rapamicina, a maior esperança contra o envelhecimento.

Entre as substâncias que podem ser úteis para prolongar a vida, que está começando a passar pelos ensaios clínicos com humanos, está a rapamicina. Essa substância prolongou a vida de ratos de laboratório em 38%. A esperança é que ela venha a melhorar o funcionamento das células mães em pessoas idosas. Um ensaio clínico já comprovou seus efeitos em funções cardíacas, cognição, câncer e esperança de vida em cães. Os cães são o último modelo nas pesquisas antes de começarem as provas com humanos.

Contra o envelhecimento: rapamicina e metformina

Metformina, da diabetes ao combate ao envelhecimento.

Uma droga usada com sucesso no combate a diabetes acabou conquistando um lugar no pódio do combate ao envelhecimento. A metformina, inicialmente prescrita só contra a diabetes, atua sobre vários mecanismos relacionados ao envelhecimento. Em diabéticos, melhora a saúde cardiovascular e atrasa a morte. Todavia, os estudos em pessoas saudáveis está parado. Por incrível que pareça faltam financiamentos adequados para impulsionar as possibilidades de êxito.

Contra o envelhecimento: rapamicina e metformina

Os cientistas emitem um conselho e uma dúvida.

Para quem tem pressa em ver resultados concretos no combate ao envelhecimento, os cientistas emitiram um conselho e uma dúvida. Assinalam que os exercícios são a única intervenção de eficácia comprovada no combate ao envelhecimento. "Seus benefícios podem ser vistos inclusive com uma prática modesta", afirmam. Sobre a alimentação dizem que é muito difícil levar a cabo estudos rigorosos para comparar os efeitos de distintas dietas ao longo da vida. "Nenhuma dieta específica pode afirmar que é superior à outra", concluem.

Nos siga no Google Notícias