ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Conversando com um cão. Inteligência artificial ajuda

Mário Sérgio Lorenzetto | 06/01/2023 10:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Das mais de 8 milhões de espécies no planeta, os humanos só entendem a linguagem de uma delas. Depois de décadas tentando estabelecer uma boa comunicação com alguns animais, há pequenas vitórias a comemorar. A inteligência artificial avançou e possibilitou algum entendimento da comunicação animal.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os animais falam o tempo todo.

Em busca de tradutores para cães, baleias, golfinhos, abelhas e carneiros, os,cientistas hoje sabem que os animais falam o tempo todo entre eles e com alguns elementos de seus entornos para sobreviver, fazer amigos e discutir normas sociais. Existe evidência científica de que tem linguagem, culturas e vida interna complexa. Garantem que os animais se apaixonam e choram por seus companheiros.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os golfinhos tem nomes.

Os golfinhos chamam seus companheiros pelo nome. Os cães pastores descrevem intrusos com uma imensa riqueza de detalhes. Os morcegos são os maiores fofoqueiros do reino animal. Já os chimpanzés adoram falar com as mãos. E as abelhas dançam para comunicar entre si e são capazes de reconhecer e recordar rostos humanos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Cães aprendem palavras.

Cachorros, cavalos e alguns pássaros são capazes de aprender palavras. O border collie, um dos mais inteligentes cães que existe, é capaz de memorizar mais de 1.000. Quase todos, entendem nosso tom de voz. Suave é sinal de amizade, tom duro ou forte é ameaçador. O carinho com as mãos pode ser uma recompensa para cães e cavalos. Já os golfinhos tem três tipos de linguagem. Emitem sons para se comunicar a longa distância, clics para orientação e navegação e pulsos para socializar ou lutar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um robot virou guia de abelhas.

O RoboBee conseguiu imitar as danças utilizadas pelas abelhas para comunicação. Os resultados, dizem os cientistas, foram exitosos. Conseguiram recrutar abelhas e guiá-las a destinos específicos. Outra pesquisa, feita pela Universidade de Cambridge, logrou bons resultados analisando as feições faciais dos carneiros. Conseguem descobrir, por exemplo, quando sentem dor.

Nos siga no Google Notícias