ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Coronavírus: temos de parar todos os trabalhadores no país

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/03/2020 06:38
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A epidemia era evitável. Há incapacidade de antecipar e de fazer previsões epidemiológicas. Não evitar essa epidemia e suas consequências, em termos médicos, é a definição de negligência. O risco de transmissão é maior domais dizem alguns governantes. Um só caso em uma localidade pode plantar a epidemia a chegada de três casos é um risco de 60% de que tenhamos epidemia em nível local. Quando temos vinte casos, já é imparável e temos de passar a adotar estratégias de controle mais agressivas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos disseram mentiras o tempo todo.

Nos disseram que era impossível termos essa epidemia só com os casos importados. Quando chegaram, nos disseram que não havia casos autóctones. E quando estes casos chegaram, disseram que podíamos parar à cadeia de transmissão do vírus com ferramentas de saúde pública muito débeis, como o isolamento dos doentes e daqueles que foram contactados por ele. No final, a epidemia não para de crescer. Não há como continuar com mensagens de calma, com o vacilo dos governantes que não estão liderando o país e o Estado. Estamos sempre atrás do vírus. Ele comanda e dá as ordens.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A epidemia avançou demais, as ações devem mudar.

Nos últimos três dias pipocam decisões aqui e acolá. Não há unidade de decisões. É assustador que os meios de transporte público estejam funcionando em sua plenitude. Temos de parar todo o transporte público, tanto o urbano como o entre as cidades. Sua continuidade incrementa o risco de propagação da epidemia em diferentes regiões. Temos de parar todo o trabalho (excetuando, é óbvio, o trabalho na saúde e na segurança) ainda que seja um esforço econômico gigantesco. Vale a pena fazer o sacrifício agora do que prolongar a agonia. Se fizermos as coisas bem, em duas ou três semanas poderíamos reduzir a transmissão do vírus significativamente. Temos de tirar o poder do vírus de dar as ordens. A China e a Coreia, com estratégias diferentes, conseguiram reduzir nesse tempo a taxa de reprodutibilidade do vírus em 55%.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Alguém tem de liderar o país no combate ao vírus.

"Se querem fazer um camelo convoquem um conselho". Esse velho ditado diz quase tudo sobre a falta de liderança, Há outra versão: "se não quer solução, convoque uma reunião". Seja quem for, o país e o Estado precisam de líderes para sairmos dessa situação. Se nada querem fazer, deem o poder aos prefeitos. O poder local é quase sempre mais eficiente que o estadual ou o nacional.

Nos siga no Google Notícias