ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Covid: o que a ciência diz sobre o toque de recolher

Mário Sérgio Lorenzetto | 27/02/2021 08:29
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Nova onda, novo toque de recolher. Estados e municípios voltaram a adotar o toque de recolher durante a noite e a madrugada na tentativa de reduzir os casos de infecção sem ferir em demasia a economia. Uma ideia para "equilibrar" saúde e finanças. Várias regiões do país estão esgotando as vagas nas UTIS e sobrecarregando novamente o sistema de saúde.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os efeitos da medida na França.

Em dezembro, a França decretou a medida das 20h às 06h. No mês seguinte, aumentou a restrição, vigorou das 18h às 06h. O governo afirmou que os dados da pandemia não sofreram impacto. A pesquisa publicada pelos cientistas franceses mostrou que as restrições de horário noturno reduziram a aceleração da pandemia, mas os efeitos mais fortes foram sentidos apenas entre as pessoas com 60 ou mais anos. Aconselharam o governo a realizar o lockdown para sustar a covid entre os menores de 50 anos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Fracasso da estratégia na Grã Bretanha.

O Reino Unido, em setembro, restringiu as atividades à partir das 22 horas. Não serviu para sustar a pandemia. O fracasso ficou claro nas pesquisas e forçou o governo a decretar o lockdown. O problema, entenderam os cientistas, era que as pessoas ao invés de irem para os bares, iam para casa, levando os amigos, para beberem juntos. O Centro John Hopkins, maior entidade de estudos de pandemia, afirmou: "Não existe qualquer evidência que esse tipo de abordagem funcione".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Restringir a mobilidade em horário em que já é reduzida.

É o óbvio que os espertalhões da política fingem não enxergar. De que adianta restringir as atividades comerciais de uma cidade em um horário onde elas são naturalmente reduzidas? É o famoso "me engana que eu gosto". Toque de recolher iniciado às 22h ou 23 horas serve apenas para a autoridade conquistar holofotes ingênuos ou bem remunerados. Minimamente eficaz seria decretar toque de recolher à partir das 18horas.  Caso contrário, estão apenas empurrando a crise por mais tempo. Até que a vacina chegue aos braços da maioria, o toque de recolher "me engana que eu gosto" continuará ceifando vidas.
Nos siga no Google Notícias