ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Criadas as primeiras máquinas vivas

Mário Sérgio Lorenzetto | 15/01/2020 06:30
Criadas as primeiras máquinas vivas

Certamente você não confunde um ser vivo com uma máquina. Pois saiba que esse conhecimento já não vale nada a partir de hoje. Quatro cientistas norte-americanos acabam de criar o primeiro "biobots", robôs vivos, feitos com células animais. A fronteira da ciência alargou-se enormemente.

Criadas as primeiras máquinas vivas

Serão, inicialmente, utilizadas em aplicações médicas.

O Departamento de Defesa dos EUA financiou essa pesquisa, levando a indagações de como serão utilizados esses do robôs-vivos. Todavia, esse órgão governamental vem afirmando que só serão, inicialmente, utilizados em aplicações medicinais. Detecção de tumores, eliminação de placas de gordura em vasos sanguíneos e a distribuição inteligente de medicamentos dentro do corpo serão as primeiras a ser testadas.

Criadas as primeiras máquinas vivas

Rãs africanas.

Os quatro cientistas - dois biólogos e dois especialistas em robótica- usaram as células do coração e da pele de uma espécie de rã da África para os primeiros testes. Durante meses estiveram trabalhando com um supercomputador para simular milhares de agregados celulares, de diferentes formas, e, assim, predizer cada comportamento desses conjuntos celulares. O resultado é uma máquina biológica de meio milímetro, com poucas centenas de células. O sensacional é que essas células movem-se de acordo com as direções determinadas pelos cientistas.

Criadas as primeiras máquinas vivas

Qual será o direito dos biobots?

As primeiras indagações já estão sendo feitas. Quais serão os direitos dessa máquinas-vivas? Imaginem que os norte-americanos criem biobots para matar seus inimigos. Eles poderão ser julgados? Não são máquinas e nem seres vivos....

Nos siga no Google Notícias