ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Das 40 pessoas com mais de 110 anos, só há um homem

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 20/03/2024 07:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A pessoa mais velha do mundo tem 117 anos. Maria Branyas é uma norte-americana que vive na Espanha desde a juventude. Ela diz que nada fez para ter tanta idade e que não tem nenhum mérito. Mas não é o que os cientistas afirmam. Garantem que, além de ter ótimos genes, Maria  teve uma vida tranquila, quase todo tempo dentro de casa. Especialmente, não teve o estresse do trabalho fora de casa. E mais: o fato de cozinhar sua própria alimentação, sem nunca ter comido fast food, também é determinante. E sua alimentação tem toda as regras da mediterrânea, com muito azeite de oliva, verduras e frutas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"O que espera da vida? A morte".

Maria sabe que vive uma realidade insólita a cada dia. Ela não teve câncer, nenhum problema neurodegenerativo e nem patologias cardiovasculares. A morte, para ela, não é um tabu. "Estou vivendo anos além da conta. A morte é uma visita esperada. Quero toda a serenidade para suportar a dor e toda a alegria para desfrutar o que é bom", garantiu em uma entrevista (que talvez seja a última, pois já não aceita falar com jornalistas). Também diz que não quer se converter em uma pessoa amarga, aconteça o que acontecer.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nunca perdeu a alegria de viver.

Maria viu e viveu a história do século passado e parte deste. Superou as duas guerras mundiais, a guerra civil espanhola e a gripe que matou muito mais gente que a covid. Também teve covid, e saiu dela sem novos problemas de saúde. E ela comenta que as pessoas se queixam em excesso. Não sabem o que é passar fome (que ela passou nas guerras), não ter eletricidade, não ter água, telefone, televisão e um teto seguro. "A humanidade sobreviveu e eu nunca perdi a alegria de viver", diz sobre sua imensa capacidade de ter uma ótima saúde psíquica.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mistério: só um homem.

As cidades com maior esperança de vida - acima de 83 anos são: Okinawa no Japão; Nuoro na Itália, Loma Linda nos EUA; Nicoya na Costa Rica e Icaria na Grécia. Dizem os cientistas que elas se destacam por ter em média boas genéticas. Essa genética é mantida pelos costumes de certa dose de endogamia, própria de comunidades que tem forte tendência de costumes rurais. Mas há um dado que ninguém sabe sequer emitir uma hipótese: das quarenta pessoas com mais de 110 anos existentes no mundo, somente um é homem.

Nos siga no Google Notícias