ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Do pão e circo ao bolsa família e jogos digitais

Mário Sérgio Lorenzetto | 16/10/2021 09:33
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A digitalização conduzirá a um desemprego massivo, todos sabem. Esse desemprego representa um problema muito sério. Consistirá o futuro humano na bolsa família e nos jogos digitais? É um panorama desalentador. Com "panem et circenses" - pão e circo, a sociedade romana tentou eliminar a participação popular na política. A ideia era - e continua sendo - manter as pessoas contentes com alimentos gratuitos e jogos espetaculares. A dominação total é aquela em que as pessoas só se dedicam ao jogo. A recente e hiperbólica série sul-coreana "Round 6", em que todos só se dedicam ao jogo aponta nessa direção.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O celular é um confessionário digital.

O celular é atualmente o lugar do trabalho digital. Mas também é um confessionário digital. É uma técnica de subjugação. E como toda técnica de subjugação, gera artigos de culto. O celular é o artigo de culto da dominação digital. Como aparato de subjugação, atua como um rosário e suas contas, assim é como mantemos os celulares em nossas mãos. Já o "gosto", a aprovação nas redes, é o novo "amém" digital. Continuamos confessando. Nos desnudamos por decisão própria. Mas, agora, não pedimos perdão. Pedimos que prestem atenção em nós.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Depressão e suicídio.

Na depressão perdemos a relação com o mundo, com as outras pessoas. Afundamos em um ego difuso, que pode levar ao suicídio. Nada menos de 800.000 pessoas se suicidam anualmente. O uso abusivo do celular está diretamente relacionado à perda dessas vidas. Vivemos em uma sociedade de depressivos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O celular no consultório do dentista

Há histórias de consultórios odontológicos que mostram os extremos de onde chegamos. Os pacientes se aferram, grudam em seu celular quando o tratamento é doloroso. Por que fazem isso? Graças ao celular são conscientes de si mesmos. O celular ajuda a ter certeza de que vivem, existem. Muitos recordaram que no dentista, grudavam nas mãos da mãe quando crianças. Hoje a mãe não dão as mãos para as crianças, dão o celular. Isso nos adoece. Nos deprime.

Nos siga no Google Notícias