ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

É possível um brasileiro viver no Irã?

Mário Sérgio Lorenzetto | 13/01/2020 06:50
É possível um brasileiro viver no Irã?

Depois do Líbano, o Irã era o país mais ocidentalizado no Oriente Médio. Era. Tudo mudou em 1979, com a ascensão ao poder do Aiatolá Khomeini. O país passou a viver sob uma rígida interpretação do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos. O dia-a-dia dos jovens iranianos é muito diferente do de um brasileiro. A hipocrisia é a regra daquela ditadura teológica. As regras são tão draconianas e brutais que não são seguidas pela imensa maioria da população. Entre quatro paredes, os jovens soltam a alegria de viver, uma vez que a tristeza e o mau humor são inerentes às ruas. O contraste entre as regras formais e as normas reais, a permissividade acompanhada por um discurso autoritário e hipocrita, faz parte da esquizofrenia do comando da sociedade.

É possível um brasileiro viver no Irã?

A moda.

Está na moda, ou melhor, está nas leis, que as mulheres só podem sair de casa cobrindo os cabelos. Se os cabelos estão proibidos de aparecer em público - e conquistar corações - a saída delas é usar uma montanha de cosméticos no rosto. Elas driblam as leis exagerando na maquiagem. Já os garotos são fissurado por carros. Até há pouco, privilegiavam os da marca Peugeot e os nacionais, da fábrica iraniana Samand. Mas essa febre passou. Neste momento, entraram no vale tudo. Qualquer carro que não seja norte americano, é claro.

É possível um brasileiro viver no Irã?

As baldas de sábado à noite.

Boates, danceterias e bebidas alcoólicas são terminantemente proibidas. Pegou dançando? Cadeia é o destino certo. E só Alá sabe como sairão da cana. Mas há muita hipocrisia nessas regras medievais. As festas rolam soltas nas casas. Portas são fechadas para evitar a propagação do som e os dedos-duros do regime dos aiatolás. Mas, se há muitos "X9", dedos-duros profissionais, há muita "contra-espionagem" juvenil.

É possível um brasileiro viver no Irã?

Bermudas? Nem pensar.

A maioridade legal é aos 18 anos. Mas isso pouco interessa. A maioria das restrições não tem idade. As saias e as calças das jovens devem cobrir os joelhos. Nem imaginar uma brasileira mostrando parte dos glúteos ou dos seios. Os marmanjos não podem usar bermudas, apesar do calor cuiabano.

É possível um brasileiro viver no Irã?

Namorando na rua?

Vai para a cana quem beijar na boca em público. A regra vale também para quem trocar qualquer carícia na rua. A saída é paquerar pelas redes sociais. Os iranianos estão sempre entre os primeiros lugares no uso da internet para as relações amorosas.

É possível um brasileiro viver no Irã?

Cinco canais de televisão.

A ditadura dos aiatolás procura coibir com mão de ferro o acesso às "diabruras da televisão". São apenas cinco canais indo para o ar. Todos severamente fiscalizados pela massa de dedos-duros. Mas essa é, na prática , outra hipocrisia. A quantidade de antenas parabólicas - livres da fiscalização - é gigantesca, apesar de proibida.

É possível um brasileiro viver no Irã?

Iraniano, profissão poeta.

Os iranianos leem e idolatram seus poetas. E de outros países. Junto com os russos, são o povo que mais lê poesia. Há leituras públicas de poesia em grande quantidade. É uma longa tradição que os aiatolás, por incrível que pareça, não proibiram (ainda). Vale até poesia sensual, algo que qualquer extremista religioso não tolera.
A parte mais genial do conflito entre Irã e Estados Unidos é ver a torcida organizada dos petistas torcendo por essa ditadura de caraterísticas medievais. Vai torcer mal assim lá em Teerã!

Nos siga no Google Notícias