ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Eficácia: reduzindo o risco de vício do seu filho

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/11/2021 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um forte senso de auto-eficácia é um dos fatores de proteção mais poderosos que os pais podem dar aos filhos. A auto-eficácia é a crença na capacidade de ter sucesso, para regular as próprias emoções e pensamentos; e para enfrentar os desafios de forma positiva. A auto-eficácia também é a base para muitos traços positivos, incluindo coragem, perseverança e resiliência. É ela que dá às crianças um senso de controle e de esperança.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pessimistas e inflexíveis.

Pessoas com um fraco senso de auto-eficácia tendem a ser pessimistas, inflexíveis, desistir rapidamente, têm baixa autoestima, exibem desamparo, ficam deprimidas e se sentem fatalistas e sem esperanças. Não por coincidência, as pessoas que exibem essas características são mais propensas a recorrer às drogas para aliviar esses sentimentos negativos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Troque o "não posso" por "ainda não posso".

Comece a questionar suas próprias afirmações. O exemplo clássico é o de trocar o "não posso" pelo esperançoso "ainda não posso". Um vento de esperança à negativa. Isso ajuda as crianças a acreditarem que competência não é congênita, é aprendida e muitas vezes conquistada a duras penas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tarefas adequadas à idade.

O elogio por si só, não dará a seu filho um senso de auto-eficácia ou competência. Isso vem de experiências reais de tentar, fazer, falhar, tentar novamente e ter sucesso. Dê às crianças tarefas adequadas à idade que as ajude a se manter engajadas e desafiadas, ao mesmo tempo que concede oportunidade de provar o sucesso. Ensine-os a fazer o almoço de domingo do início ao fim, e veja o que elas criam por conta própria. Incentive seus filhos a fazer pequenos consertos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As crianças aprendem pessimismo.

O pessimismo, ao contrário do que muitos pensam, não nasce do nada, ele é aprendido. Em parte, as crianças aprendem pessimismo com seus pais e professores, por isso é importante que você dê exemplos de otimismo para seus filhos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Seja específico no elogio.

Elogios genéricos como: "Bom trabalho!", são quase inúteis. Busque elogios específicos de comportamento que reforce as práticas que você deseje encorajar. "Estou muito orgulhoso por você manter esse projeto "X" ". Mas não exagere na dose. Mantenha uma certa proporção de elogios e de correções. Algo como meio a meio ou 3 para 1.

Nos siga no Google Notícias