ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Evitando Covid em ambientes fechados com medidores de CO2

Mário Sérgio Lorenzetto | 31/03/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Ventilação contínua e controle permanente de CO2: duas chaves para evitar o contágio em ambientes fechados. O uso de medidores de CO2 em ambientes fechados é a grande novidade que começa a ser aplicada na Europa para abrir o comércio e garantir o bom funcionamento de escolas e indústrias.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Medir o ar respirado por outras pessoas.

Não há um aparelho que detecte a presença do coronavírus em um ambiente fechado. Mas, os cientistas europeus começam a aprovar o uso de aparelhos que medem CO2 ambiental, detectando a presença de ar respirado por outra pessoa em locais fechados. Ar respirado por outra pessoas, significa a possibilidade de que tenha coronavírus. Ao respirar exalamos CO2 , se for em exteriores, o risco de contágio é baixíssimo porque não há ar que tenha sido respirado por outra pessoa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Medindo o ar respirado por uma pessoa em um carro.

Se o carro é compartilhado e não há ventilação, em apenas 10 minutos algo como 8% do ar presente no carro veio da respiração da outra pessoa que está no carro. Nesse tempo, se uma das pessoas estiver contagiada com covid, o risco da outra de ficar doente é de 30%. Se os dois ficarem uma hora dentro desse carro, o risco sobe para 71%. Esse é um exemplo do que ocorre em um ambiente fechado. Observe que o fator tempo é muito importante. Leve esse exemplo para salas de aula, lojas e indústrias. O raciocínio é o mesmo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Janelas abertas em 5 centímetros.

Se as duas pessoas no carro abrem suas respectivas janelas em 5 centímetros, a ventilação cruzada renova o ar até 9 vezes por minuto. O,ar respirado, cheio de CO2, desaparece. A probabilidade de contágio é muito baixa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Pássaros que os mineiros levavam ás minas.

Não é a primeira vez que combatemos ameaças que não vemos (só enxergamos o vírus com microscópio) com medidas indiretas. Os pássaros que os mineiros baixavam com eles às galerias, para detectar a fuga de um gás, é a melhor metáfora.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Em torno de R$200, os medidores de CO2 são baratos e eficientes.

Se não podemos contar com um aparelho que advirta a presença do vírus em uma escola, por exemplo, podemos contar com um medidor de CO2. A maior concentração desse gás, que expulsamos ao respirar, pior é a ventilação do lugar. Uma simples medição reduz o risco de contágio enormemente.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Medindo o CO2.

A OMS limita um ambiente saudável em 1.000 ppm de CO2, com uma taxa de infecção de 1,5%. No polo inverso, o melhor ambiente, bem ventilado, tem 412 ppm de CO2 e taxa zero de transmissão de vírus. Veja abaixo a tabela da OMS:


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias