ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Exercício para recuperar o olfato perdido na covid-19

Mário Sérgio Lorenzetto | 31/05/2021 06:26
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A perda total ou parcial do olfato e do paladar é um dos sintomas persistentes mais frequentes depois da infecção pelo coronavírus. Para agilizar a recuperação do olfato são necessários exercícios, relativamente desconhecidos no Brasil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

53% perde o olfato.

Mais da metade - 53% - dos pacientes infectados pelo coronavírus sofreram alguma alteração no olfato. Perda do paladar ocorreu em um pouco menos: 52%. Os especialistas asseguram que até 15% dos pacientes afetados podem continuar sem odor nada menos de três meses após o termino da infecção.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Perda e confusão do olfato.

É comum que a covid não só anule o olfato, mas também provoca confusão no olfato do paciente. Passam a confundir, por exemplo, o odor de um shampoo com o de carne podre ou de uma rosa com o cheiro de gasolina. Também é comum que não consigam perceber o odor de uma colônia, mas somente do álcool que a compõe.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Exercícios olfativos.

Há dois exercícios recomendações nos EUA e na Europa. O primeiro, mais simples, recomenda colocar em quatro pequenos potes as essências de rosa, limão, cravo e eucalipto. O segundo exercício, acrescenta dois potinhos: um com anis e outro com vinagre. Com esses potes, a recomendação é observar o desenho de um limão ou de um sorvete de limão, em seguida, por 20 segundos, passe a cheirar o pote de limão. A seguir, cada aroma. A reabilitação é um processo rotineiro que ocupa 10 minutos pela manhã e outros 10 pela noite.

Nos siga no Google Notícias