ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Governadores tentam comprar vacina chinesa

Mário Sérgio Lorenzetto | 21/10/2020 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Bolsonaro acaba de surpreender os brasileiros. Um dia após o ministro da Saúde afirmar que compraria a Coronavac, vacina chinesa que está sendo administrada pelo Butantan paulista, o presidente diz que não a comprará. Festa na roça bolsonarista, tristeza e susto para quem não vive de fanatismo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os bastidores da decisão de Bolsonaro. Outro general na frigideira.

As informações que chegam de Brasília garantem que o ministro da saúde não cometeu qualquer ato de indisciplina (traição, para bolsonaristas). Tudo leva a crer que consultou o Palácio da Planalto sobre a possibilidade de aquisição da vacina chinesa. Ao confirmar, o ministro não chegou a conversar com o presidente, apenas com ministros palacianos. Mas Brasília sempre foi - e será - uma imensa caixa de intrigas. Há muita gente de farda, de jaleco ou terno, desejando a queda do general Eduardo Pazuello, visando ocupar sua cadeira. Bolsonaro diz que "Pazuello quer aparecer". É provável que façam da fritura do general o grande debate, quando o correto seria a compra da vacina.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Vacinar em dezembro ou em abril, eis a questão?

Os dados atuais indicam que Dória - o playboy paulista - apostou no cavalo certo. A Coronavac está à frente das demais vacinas.  A de Oxford, preferência dos bolsonaristas, teve uma queda no meio da corrida que a obrigou parar. Se há uma vacina para termos um mínimo de receio é a inglesa. A chinesa corre para chegar com muitos corpos à frente das demais competidoras.
A promessa de Dória é que os paulistas começarão a vacinar em dezembro. Mas ele também disse que os paulistas seriam vacinados em outubro. Enquanto a vacina de Oxford está prometida para abril. São 4 ou 5 meses de diferença. É tempo demais para o fanatismo continuar dominando as ações governamentais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A alternativa seria formar um consórcio de governadores?

Os governadores costuram a formação de um consórcio para adquirir a vacina chinesa. Legalmente, essa alternativa não só é possível como incentivada. A Lei das Licitações incentiva a formação de consórcios entre Municípios e entre Estados. Politicamente é uma ação duvidosa. Os governadores tem força, cacife e dinheiro para enfrentar Bolsonaro? Nem eles acreditam. Mas há uma certeza, os governadores não tem dinheiro para adquirir essa vacina. Também não é crível que a Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Economia, flexibilize a capacidade de endividamento dos Estados para a compra da vacina chinesa. A verdade é que pressionarão Bolsonaro, mas sem capacidade de resolver o que a quase todos interessa: tomar alguma vacina segura... ontem.
Nos siga no Google Notícias