ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Grandes fortunas: STF interrompe votação para criar imposto

Mário Sérgio Lorenzetto | 28/06/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Ministro Gilmar Mendes interrompeu a votação que pode dar início à criação de um imposto que atingirá exclusivamente milionários. Até o pedido de destaque feito por Gilmar Mendes, somente o Ministro Marco Aurélio havia votado, favorável a esse imposto. Todavia, esse voto será debatido em algum momento futuro pois Marco Aurélio estará aposentado provavelmente quando o imposto retornar ao plenário.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um imposto criado pela Constituição de 1988.

Em seu voto, o Ministro Marco Aurélio afirma que há omissão inconstitucional do Congresso Nacional em criar o imposto, que está previsto na Constituição de 1988, mas que deve ser instituído por lei complementar. Para o ministro o imposto "seria capaz de promover a justiça social e moralização das fortunas, amenizando os efeitos nefastos na população mais pobre...".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A favor, pero no mucho.

Ainda que o Ministro Marco Aurélio tenha votado à favor da criação desse imposto, não fixa prazo para o Congresso suprir a omissão, por entender que "constitui passo demasiado largo".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ação proposta pelo PSOL.

O tema está sendo julgado na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO). O ajuizamento foi proposto pelo PSOL. Para esse partido, a taxação de grandes fortunas é uma "aplicação dos objetivos fundamentais da nossa República ". Esse é um velho sonho de alguns setores da esquerda mundial. Muito velho e inviável. Nos países onde no passado mais distante foi adotado, os milionários simplesmente enviaram seus milhões para outros países.

Nos siga no Google Notícias