ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Guerra: o grande êxodo de corumbaenses para Coxim

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 16/03/2024 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Coxim era um vasto território. Incluía as terras atuais de Pedro Gomes e Alcinópolis. Ja havia trilheiros ligando a Cuiabá e a Paranaíba. Uberaba era centro de alguma importância, com quem comercializavam o gado. Ligava-se por água a Corumbá. Houve uma pequena corrida ao ouro, atraindo inclusive, a "Coxim Gold Dredging", uma empresa estrangeira que investiu grandes capitais, mas não teve o retorno esperado. Também tentaram a exploração da borracha da mangabeira.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O primeiro êxodo.

Poucas notícias da guerra chegaram a Coxim em 1.865. Difíceis as comunicações, só sabiam a respeito quando aparecia algum fugitivo de Nioaque ou de Miranda. Passado pouco tempo, foram surpreendidos pela chegada de algumas centenas de homens, mulheres e crianças da distante Corumbá. Vinham em marcha por terra, a pé. Estavam esfarrapados e famintos. Recebidos os parcos recursos que os coxinenses dispunham, os corumbaenses foram viver em uma grande fazenda denominada Santa Luzia, onde se consideravam a salvos da sanha paraguaia.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O segundo êxodo e a destruição de Coxim.

Se surpresos ficaram com a inesperada passagem de tanta gente foragida de uma guerra que eles mal sabiam existir, estupefatos ficarem quando, inesperadamente, viram chegar, de novo, outras centenas de esfarrapados que tinham saído também de Corumbá. Foram, como os fugitivos do primeiro êxodo, para a Santa Luzia, a fazenda que a todos acolheu. Pouco tempo passou. Dessa vez, não seriam fugitivos chegando, eram os inimigos paraguaios que invadiram Coxim. Incendiaram tudo. O nascente povoado estava destruído. As tropas estrangeiras avançaram para algumas fazendas mais próximas do chamado "Núcleo coxinense". Levaram a todas a destruição e o saque. Mas logo regressaram a Miranda. Desaparecia a célula mater da atual cidade de Coxim.

Nos siga no Google Notícias