A notícia da terra a um clique de você.
 
10/09/2019 06:31

Hormônios pós menopausa aumentam risco de câncer

Mário Sérgio Lorenzetto
Hormônios pós menopausa aumentam risco de câncer

Poucos médicos prescreviam. A imensa maioria já suspeitava. Agora está confirmado: as terapias hormonais pós menopausa aumentam o risco de câncer. O maior estudo já realizado confirmou que essa terapia - muito comum entre as mais ricas - está associada a um incremento nas chances de câncer de mama invasivo. Algo como 6% das mulheres que nunca recorreram a esse tipo de tratamento desenvolve esse tipo de tumor entre os 50 e 69 anos. Esse percentual aumenta para 8,3% para as mulheres que usaram estrogênios e progestina - quase sempre com a finalidade de manter a pele sem rugas. O estudo foi desenvolvido pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Hormônios pós menopausa aumentam risco de câncer

110.000 mulheres com câncer.

A pesquisa foi realizada com 110.000 mulheres com câncer mamário invasivo após a menopausa, a média de idade era de 65 anos. Os médicos e pacientes que se dispõem a esse tipo de tratamento hormonal geralmente indicam que a motivação é o aumento da massa óssea, insonia e calores súbitos. A quase totalidade das mulheres creem firmemente que combaterá o surgimento das tão odiadas rugas. O tratamento consiste na prescrição somente de estrogênio para mulheres que tenham extirpado o útero. E de estrogênio com progestina para as demais. A progestina é um hormônio sintético cujos efeitos são similares aos da progesterona.

Hormônios pós menopausa aumentam risco de câncer

Quanto maior a duração do tratamento, maior o risco.

O risco depende do tempo de tratamento, conforme a pesquisa publicada na revista médica The Lancet. Em uma terapia de 5 anos, a mais comum atualmente, os riscos estarão aumentados durante a terapia e mais 15 anos após seu encerramento. Em terapias de 10 anos, comuns em um passado próximo, o risco é igualmente duplicado. Em tratamentos mais curtos de tão somente um ano com o uso de cremes de estrogênio e supositórios vaginais, apenas observaram um aumento do risco de câncer de mama invasivo, sem fixar o percentual.

imagem transparente
Busca

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.