ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Hormônios pós menopausa aumentam risco de câncer

Mário Sérgio Lorenzetto | 10/09/2019 06:31
Hormônios pós menopausa aumentam risco de câncer

Poucos médicos prescreviam. A imensa maioria já suspeitava. Agora está confirmado: as terapias hormonais pós menopausa aumentam o risco de câncer. O maior estudo já realizado confirmou que essa terapia - muito comum entre as mais ricas - está associada a um incremento nas chances de câncer de mama invasivo. Algo como 6% das mulheres que nunca recorreram a esse tipo de tratamento desenvolve esse tipo de tumor entre os 50 e 69 anos. Esse percentual aumenta para 8,3% para as mulheres que usaram estrogênios e progestina - quase sempre com a finalidade de manter a pele sem rugas. O estudo foi desenvolvido pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Hormônios pós menopausa aumentam risco de câncer

110.000 mulheres com câncer.

A pesquisa foi realizada com 110.000 mulheres com câncer mamário invasivo após a menopausa, a média de idade era de 65 anos. Os médicos e pacientes que se dispõem a esse tipo de tratamento hormonal geralmente indicam que a motivação é o aumento da massa óssea, insonia e calores súbitos. A quase totalidade das mulheres creem firmemente que combaterá o surgimento das tão odiadas rugas. O tratamento consiste na prescrição somente de estrogênio para mulheres que tenham extirpado o útero. E de estrogênio com progestina para as demais. A progestina é um hormônio sintético cujos efeitos são similares aos da progesterona.

Hormônios pós menopausa aumentam risco de câncer

Quanto maior a duração do tratamento, maior o risco.

O risco depende do tempo de tratamento, conforme a pesquisa publicada na revista médica The Lancet. Em uma terapia de 5 anos, a mais comum atualmente, os riscos estarão aumentados durante a terapia e mais 15 anos após seu encerramento. Em terapias de 10 anos, comuns em um passado próximo, o risco é igualmente duplicado. Em tratamentos mais curtos de tão somente um ano com o uso de cremes de estrogênio e supositórios vaginais, apenas observaram um aumento do risco de câncer de mama invasivo, sem fixar o percentual.

Nos siga no Google Notícias