ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Hospitais, transporte e mercados. A China já vacina em massa

Mário Sérgio Lorenzetto | 26/08/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A China está entre os países que encabeçam a corrida global para desenvolver uma vacina que derrote a covid-19. Quatro de seus protótipos de vacina estão na terceira (última) fase de ensaios clínicos. O protótipo da CanSino foi o primeiro a obter uma patente em todo o mundo. A empresa afirma que esta em conversação com o Brasil. Há o protótipo da SinoVac, com contrato firmado com o governo de São Paulo. E também existem dois protótipos da Sinopharm, em fase conversação com o governo do Paraná.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os chineses não esperaram.

Todavia, os chineses não esperaram a aprovação final de nenhum de seus protótipos. Estão há mais de um mês vacinando seus "trabalhadores civis essenciais". Assim reconheceu Zheng Zhongwei, membro da Comissão Nacional de Saúde a uma televisão estatal chinesa. Zheng classificou essa decisão dentro de um "programa de emergência", iniciado em 22 de julho. Todavia, não revelou qual dos protótipos está sendo utilizado. Parte da imprensa mundial acredita que seja o da CanSino, por ter obtido a patente antes dos demais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Primeiro do mundo a vacinar em massa.

Desta maneira, a China se coloca à frente da Rússia que só começará a testar massivamente em outubro. Zheng defendeu a manobra: "Preparamos uma série de planos que incluem formulários de consentimento médico, seguimento de efeitos secundários, ações emergenciais para assegurar que o uso está bem regulado e monitorado". Essa possibilidade está contemplada na Lei de Vacinas, aprovada em 24 de junho. Não obstante, o segredo que envolveu a vacinação em massa denota a cautela do governo chinês.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem ganha a vacina?

Segundo revelou Zheng, os trabalhadores nos mercados de alimentação - foco original da doença - assim como os trabalhadores do transporte e da indústria estão sendo vacinados. A Sinopharm também anunciou que todos seus trabalhadores já começaram a receber a vacina que criaram. Se desconhece o número total de pessoas que já foram vacinadas.
A China reportou 43 novos casos de covid-19, todos de pessoas que chegaram ao país. Os ensaios em humanos de suas vacinas já estão ocorrendo no Brasil, no Peru, Marrocos, Barhein e Emirados Árabes. Também dizem que comprometeram suas primeiras doses - além dos chineses - para o Brasil, Rússia, Filipinas e Indonésia. Anunciados ontem, estão a um passo de celebrar convênios com os chineses: Vietnam, Tailândia, Camboja, Laos e Mianmar.

Nos siga no Google Notícias