ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

José Serra promete ação nas fronteiras do Brasil

Mário Sérgio Lorenzetto | 21/05/2016 08:08
José Serra promete ação nas fronteiras do Brasil

José Serra é o novo Chanceler do governo. Em seu discurso de posse lançou um plano com dez diretrizes para a nova política externa. De concreto fez uma aceno à Argentina por uma ênfase à agenda comercial no Mercosul. Prometeu agir em tratados bilaterais de comércio e enviou um recado ao governo boliviano, quem acusou de ser negligente no combate ao narcotráfico: vai se empenhar para que os vizinhos se mobilizem contra práticas criminosas nas fronteiras.

José Serra promete ação nas fronteiras do Brasil

Quem repudia a sífilis ficará sem chocolate?

Parece que o planeta está em chamas. Ferve o caldeirão no Oriente Médio. Ucranianos e russos se matam mais uma vez. Na África sempre há fumaças de incêndios devastadores. E o Brasil vive uma profunda crise. Os ventos das comunicações instantâneas e planetárias trazem as fumaças dos conflitos até nossas mais remotas latitudes. Talvez os cavaleiros do Apocalipse andem soltos novamente. Ou o que anda solta é uma onda expansiva de pessimismo?
As notícias anunciando o fim do mundo até agora tem sido prematuras. Mas se os pessimistas se equivocaram, tanto como os otimistas, talvez se deva ao fato de que pessimismo e otimismo são palavras irmãs, nascidas do ardor de uma mesma polêmica. Em 1759, Voltaire publicou o que hoje consideramos sua melhor obra: Cândido. Um conto filosófico, divertido e feroz, no qual satirizava a doutrina do otimismo, sustentada alguns anos antes por Leibniz.
Cândido, um jovem tão ingênuo como seu nome o indica, cresce e se educa em uma pequena corte alemã. Seu preceptor é o filósofo Pangloss que ensina a Cândido que tudo vai bem no mundo. Conforme Pangloss, os desastres e as injustiças do mundo são apenas aspectos de um ótimo equilíbrio com as graças e as virtudes. Quando Cândido pergunta se por acaso a sífilis - que Pangloss havia adquirido em uma cena desopilante - também tem uma contrapartida benéfica, Pangloss responde que, sem dúvida, é assim. Segundo ele, Colombo levou a sífilis para a Europa desde a América, junto com outras coisas benéficas como o cacau. Se queremos o cacau devemos aceitar a sífilis. Em outras palavras, Pangloss nos diz que quem repudia a sífilis ficará sem chocolate.
Cândido teve o destino usual dos demais escritos de Voltaire: sua sátira jocosa do otimismo provocou uma acesa polêmica em toda a Europa. Seus críticos, especialmente os jesuítas, o chamaram "pessimista" por se opor ao mundo ótimo preconizado por Leibniz. Assim, a palavra "pessimismo" nasceu como uma réplica exagerada a uma sátira, também exagerada, do otimismo. Não há vencedores nem vencidos, até hoje, nessa polêmica. As palavras são como os seres vivos - e como tais, evoluem. Os vocábulos "otimismo" e "pessimismo" evoluíram para significar, usualmente, diversas atitudes psicológicas - positivas ou negativas - perante o futuro. A realidade é sempre uma mescla de boas e más noticias, ainda que os meios de comunicação ressaltem muito as más noticias. Afortunadamente, não vivemos em um mundo péssimo e nem em um ótimo. Esses extremos ficam para o futuro, residência favorita das Utopias e do Apocalipse. No presente, podemos saborear um chocolate sem aceitar que, por isso, seja boa a sífilis. O Brasil vai bem e vai mal.

José Serra promete ação nas fronteiras do Brasil

A fábula da formiga e do gafanhoto. A falência de uma empresa ou governo.

As fábulas servem para exemplificar, através de histórias fantasiosas, algumas verdades bastante profundas. Pois bem, era uma vez uma formiga eficiente e eficaz. Tinha tanta força e motivação que quase carregava a empresa nas costas. Muito devido a seu desempenho, o negócio expandiu. Mas o dono da empresa, o gafanhoto, sentia-se incomodado com o fato da formiga trabalhar quase livremente, sem supervisão. Inveja e ciúmes. Também não gostava de sentir-se "formigodependente". Aprendera em Harvard que o trabalho deveria sempre ser feito em equipe. Daí contratou uma barata, formada em Oxford, para criar um plano de gestão de longo prazo, contratar nova equipe e colocar a formiga nos eixos.
O gafanhoto chamou uma mosca para atuar como "controller". A pulga foi também contratada, iria cuidar da qualidade emocional da empresa (ou governo). A lesma passou a cuidar do programa de eficiência total. A abelha ficou encarregada da gestão de sinergias. A cigarra com o RH. A borboleta dedicou-se a um ambicioso projeto de decoração de espaços, baseado no feng shui. A empresa até ganhou um importante premio atribuído por uma entidade. Só a formiga não estava feliz. Passava a vida fazendo relatórios e participando de reuniões. Sem tempo para trabalhar duro de sol a sol como sempre fizera.
Por algum motivo não explicado pelos gênios que passaram a trabalhar na empresa, ela que era antes muito lucrativa, começara a perder dinheiro. O gafanhoto contratou uma coruja, a mais famosa consultora da mata. A folha de pagamentos estava muito pesada. Havia funcionários em excesso e cada um deles, trabalhando muito pouco. O gafanhoto não teve dúvidas, mandou a formiga embora que há tempos demonstrava insatisfação. Em menos de um ano a empresa faliu. Mas o gafanhoto nunca entendeu o motivo da derrocada.
O burro nunca aprende, ainda que seja um burro-gafanhoto. O inteligente aprende com sua própria experiência. O sábio aprende com a experiência dos outros.

Nos siga no Google Notícias