ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Jumento made in Brazil

Mário Sérgio Lorenzetto | 31/12/2015 07:21
Jumento made in Brazil

Jumento made in Brazil

O jumento vai virar commoditie. Do total abandono a que foi relegado, um dos maiores amigos do homem será exportado para a China. Marcelo Buainain, o melhor fotógrafo que o Mato Grosso do Sul já produziu, narra em seu belo livro-álbum "Era uma vez...": "Era uma vez o jumento, o jegue, o jerico, o burro, o roxinho. Era uma vez esse dócil, humilde e serviçal animal, escolhido por Jesus e louvado pelo Padre Vieira, cantado por Luiz Gonzaga e cordelistas, admirado por Victor Hugo e Dom Pedro. Era uma vez o animal que durante séculos foi responsável pela construção dos açudes e por tantos outros serviços". "Era uma vez " de Buainain, conta a história de um animal que hoje está condenado ao ostracismo. Foi abandonado por quem serviu durante séculos. Perdido nas estradas e catingas. Passando fome e vivendo de restos e do lixo.

A Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, informou que uma empresa chinesa está interessada em importar um milhão de jumentos brasileiros por ano. A informação não dá pistas do destino final desses animaizinhos - servirão para frigoríficos ou para transporte e trabalho? Apenas diz que o chinês responsável pela empresa, propõe um acordo com o nosso país para promover melhoramento genético.

Jumento made in Brazil

Os espertalhões do Congresso Nacional colocaram "jabuti" em uma Medida Provisória, ampliando o prazo para acabar com os lixões.

"Jabuti" é o termo utilizado no Congresso Nacional para identificar alguma norma legal que está fora de contexto quando das votações. O "jabuti" desta vez foi inventado por um espertalhão de Goiás, o Deputado Jovair Arantes, líder do PTB, que fez uma salada de espertezas na votação da Medida Provisória 678/15, que deveria tão somente permitir o uso do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), um instrumento que facilita a vida dos empreiteiros, para a construção de presídios. Ele incluiu uma emenda que ampliou até agosto de 2018 o prazo para que os municípios encontrem alternativas para os lixões a céu aberto. A maioria não cumpriu o prazo, que esgotou em 2014, e os prefeitos estão sendo acionados pelo descumprimento da norma.

Jumento made in Brazil

Rota de fuga: exportações legais e ilegais.

Números de agosto mostram que o Brasil vendeu mais de US$225 bilhões. Mas a grandiosidade do número mascara problemas. Somos apenas o vigésimo quinto maior exportador do planeta, atrás de nações como a Tailândia e Malásia. Todavia, o país não vive apenas das exportações legais. O Brasil é um dos principais entrepostos do tráfico de drogas, que movimenta US$320 bilhões ao ano, de acordo com a ONU. Só o tráfico de drogas movimenta mais dinheiro que todas as exportações brasileiras somadas. E não para aí - o Brasil também é referência na exportação de ácido clorídrico e metiletilcetona, usadas na transformação da cocaína. O tráfico de serpentes, aranhas e escorpiões para a Europa é considerado pelo Ibama um caso de biopirataria feita por laboratórios. A lista não para. Metade da madeira exportada para a Europa sai do Pará, onde 78% da área de extração desse estado corresponde a áreas de exploração ilegal. Ocorrem ainda tráfico de órgãos: a Polícia Federal desarticulou esquema que aliciava moradores do Recife para viajarem até a África do Sul para retirada de rins. Como também há um imenso tráfico de pessoas. O Ministério da Justiça indica que as principais vítimas dessa modalidade de tráfico são mulheres de 20 a 29 anos pobres e de baixa escolaridade que saem de todas as regiões brasileiras para os prostíbulos europeus. À imensidão de seu território, corresponde uma imensa rota de fuga.

Jumento made in Brazil

Caminha a passos de tartaruga aleijada a regulamentação de autopeças.

A famosa livre iniciativa quando não é regulamentada e fiscalizada pode se tornar criminosa. O setor mais emblemático é o de autopeças. Décadas após décadas continuam vendendo livremente fluido de freio que não freia, amortecedor recondicionado que não amortece, roda de liga leve recuperada que mata cantor sertanejo e outros atentados contra a vida dos brasileiros. Pneu remoldado é o campeão da maracutaia. O governo insiste em não exigir o registro de suas características originais na banda lateral que poderia salvar milhares de pessoas. O engate-bola continua quebrando a canela do pedestre e amassando o para-choque de quem estaciona atrás. E o quebra-mato é o tiro de misericórdia em alguém atropelado por um automóvel com esse monstrengo. O Contran não enfrenta suas obrigações. Tudo continua funcionando a passos de tartaruga aleijada.

Jumento made in Brazil

Não se iludam com a política. A origem das salsichas e das leis.

O estadista que unificou a Alemanha, Otto von Bismarck, afirmou que as pessoas não poderiam dormir tranquilas se soubessem como são feitas as salsichas e as leis. O que pode afetar estômagos mais sensíveis na produção das salsichas é saber que elas são feitas com as bochechas, vísceras e a carne que fica grudada nos ossos de bois, frangos e porcos. Essas peças congeladas são trituradas até formar uma massa homogênea. O passo seguinte é juntar doses cavalares de sal, amido de milho, temperos e conservantes que dão a típica coloração rósea.

Para muitos, uma mistura nauseabunda.

Bismarck irmana-se a Maquiavel na compreensão que tiveram da atividade política. Lamentavelmente, a popularização do pensamento de Maquiavel se tornou um adjetivo negativo: significa fazer o mal, ser falso e dissimulado. A face mais clara de Maquiavel é outra: ele mostra que a política tem uma ética própria, que não coincide com a ética cristã. A ética cristã ensina que é preciso fazer sempre o bem. Fazer o mal merece recriminação. Maquiavel demonstrou que a ética cristã pode se aplicar bem ao mundo privado, mas é de pouca valia para o mundo público. O florentino mostrou que existe uma ética pública, uma ética de Estado, que com frequência entra em conflito com a ética cristã. Pode ser tão nauseabunda quanto as salsichas e para muitos é um horror. Mas a verdade é que quem se desilude com as salsichas e com a política é porque algum dia se iludiu. O grande problema não está na política e sim na ilusão. Não se iludam com a política e com as salsichas. Sempre foram feitas da mesma massa homogênea.

Jumento made in Brazil
Nos siga no Google Notícias