ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Libaneses chegaram na África 2000 anos antes de V. da Gama

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 17/12/2023 08:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A história vem sendo contada no Brasil - e no hemisfério ocidental. Vasco da Gama, o intrépido, e crudelíssimo, navegador português, circum-navegou a África, em 1.498, revolucionando o comércio marítimo mundial. É a história da globalização. História tantas vezes repetida, só tem um "pequeno problema": é falsa. Os fenícios, como eram denominados os libaneses, foram os precursores dessa difícil navegação.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Tomaram conta do comércio marítimo.

Após o declínio das dinastias egípcias depois do reinado de Hatshepsut, os libaneses tomaram conta do comércio marítimo no Mediterrâneo e no Mar Vermelho. Parentes distantes dos "povos do mar", um grupamento de imigrantes de origem desconhecida, eles se estabeleceram onde hoje fica o Líbano. Com a melhor madeira e a localização estratégica entre a Mesopotâmia e o Egito, nenhum povo antigo estava tão bem posicionado para se destacar no comércio de mercadorias no mar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Mil anos de supremacia.

O domínio comercial dos libaneses nessa região durou nada menos de mil anos. Foram eles os primeiros a se envolver no comércio direto de longa distância. A riqueza conquistada era fantástica. No Livro dos Reis há uma passagem contando que em uma transação, receberam 420 "talentos" de ouro. Algo como 13 toneladas de ouro que valeriam hoje mais de um bilhão de reais. Muito dinheiro para uma só transação.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Contratados pelo faraó.

O domínio dos fenícios no comércio era tal, que por volta de 600 a.C., o faraó egípcio Necos contratou marinheiros libaneses para circum-navegar a África. Heródoto, o "pai da história", conta os detalhes dessa façanha. Dois mil anos antes de Vasco da Gama, os libaneses partiram do Egito, entraram no Oceano Atlântico, em seguida, no Pacífico, circundando a África do Sul -  uma navegação dificílima - penetraram no Mar Vermelho e retornaram ao ponto de partida. Um feito que a humanidade nunca deveria ter "esquecido", isto é, deletado propositadamente.
Nos siga no Google Notícias