ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Liberdade de opinião: Musk vive em país quase sem obstáculos

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 11/04/2024 08:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tornou-se o debate mais radical nos últimos dias. A contenda Musk versus Xandão incendiou os debates, já acalorados, entre petismo e bolsonarismo. Via de regra, os argumentos são tão rasos quanto um pires, falta um mínimo de substância. Trata-se mais de xingar e provocar do que debater. Há grandes diferenças no olhar da liberdade de expressão de um brasileiro quando confrontado com alguém que está acostumado com a vida nos Estados Unidos. Musk nasceu na África do Sul, mas vive no Canadá e nos EUA há dezenas de anos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Liberdade de expressão quase sem obstáculos.

A liberdade de expressão ganhou um de seus principais pilares durante o século XVIII. Veio com primeira emenda à Constituição dos EUA, país que mais defende uma ampla liberdade de expressão. Permitem, nos EUA, espalhar discurso de ódio, negar o Holocausto e até queimar a bandeira nacional. A justiça norte-americana adotou pouquíssimos limites. Por lá, só é proibida a incitação da violência, a fraude e a pornografia infantil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mercado de ideias.

O pilar da doutrina por trás dessa primeira emenda dos EUA, é o chamado "mercado de ideias". A premissa é a crença na proteção de um ambiente livre em que as ideias e opiniões entrarão em disputa e a verdade prevalecerá no fim. A origem desse ideal está na lógica do livre comércio. Comércio livre deve ter liberdade de expressão.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Hipocrisia, quero uma pra viver!

Há muita hipocrisia no Brasil, país que sempre tropeçou na liberdade de expressão. A esquerda se diz defensora perpétua da liberdade de expressão. Hipocrisia. Nos tempos da tristeza do governo Dilma, chegaram a preparar um projeto de lei que protegia seu governo de críticas. A direita também não tem histórias edificantes para contar. As várias ditaduras instaladas no país, desde a monarquia, passando pelos governos Vargas, chegando à militar de 64, são marcos da derrocada total da liberdade de expressão. Instauraram a censura. À exceção da declaração de Musk de que tudo pode, inclusive, de dar golpe de Estado onde bem aprouver, a diferença de conceito entre um brasileiro e um norte-americano é abissal. Não há termos de comparação. Qualquer cidadão dos EUA enxerga a liberdade de expressão como um direito quase sem limites. Limite, esse é o grande problema da liberdade de expressão. Cada país tem uma relação de limites diferente do outro. Quais são nossos limites? Ninguém responde. É assim, abrem espaço para um ministro do STF estabelecê-los. Um só homem, uma só verdade, uma liberdade. É o outro nome de autoritarismo.

Nos siga no Google Notícias