ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Manualzinho de imposturas famosas que todos repetem

Mário Sérgio Lorenzetto | 12/08/2022 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Qualquer pessoa que tenha lido os livros sobre Sherlock Holmes sabe que o célebre detetive nunca disse: "Elementar, meu caro Watson". Esse bordão aparece no filme "As aventuras de Sherlock Holmes", de 1.939, quando Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes, estava no túmulo há nove anos. É mais uma invencionice Hollywoodiana.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"O fim justifica os meios".

Pelo menos no meio político e jornalístico, não há quem não repita - e debata - a famossisima frase enunciada por Maquiavel. A imensa maioria das pessoas jura de pés juntos que o florentino afirmou que "os fins justificam os meios". Por essa frase, muitos já o levaram ao inferno, assim como outros, ao paraíso. Só há um "pequeno" problema: Maquiavel nunca pronunciou ou escreveu essa frase. Ela é de autoria do teólogo alemão Hermmann Busenbaum, na obra titulada "Medulla theologiae moralis", escrita em latim, em 1.645, mais de um século após a morte de Maquiavel.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Einstein tinha medo da tecnologia?

Einstein não escapa das mentiras famosas. Colocam na boca do gênio alemão frases que nunca disse, como por exemplo: "Temo o dia em que a tecnologia ultrapasse a humanidade. O mundo terá uma geração de idiotas". Essas palavras, atribuídas a Einstein, estão em livros, discursos e na redes sociais, e são de origem desconhecida. Mas, com certeza, não pertencem a Einstein.

Nos siga no Google Notícias