ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

Medicina: Dúvidas que te davam vergonha

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/11/2018 09:25
Medicina: Dúvidas que te davam vergonha

A vergonha nem sempre é boa conselheira. Há dúvidas que deveríamos perguntar ao médico, mas nosso pudor nos impede. Algumas delas, podem ser algo não muito grave, mas outras podem nos levar a complicações desnecessárias.

Medicina: Dúvidas que te davam vergonha
Medicina: Dúvidas que te davam vergonha

Por quê coça o orifício anal?

Essa coceira na maioria das vezes não é sintoma de uma enfermidade grave. Pode ser provocada por uma parasitose - lombrigas -, por um quadro dermatológico marcado pela irritação da pele ou pela alteração da mucosa anal, mas o mais frequente é que esteja relacionado com hemorroidas.

Medicina: Dúvidas que te davam vergonha
Medicina: Dúvidas que te davam vergonha

Por quê sai cada vez mais pelo no corpo?

Com o passar dos anos, ao mesmo tempo que se perde cabelo, aparecem pelos, ou eles se fazem mais abundantes, em lugares onde não existiam, como nas costas, nas orelhas e no nariz. Os especialistas em dermatologia dividem esse aparecimento de pelos em dois tipos de síndrome: o hipersutismo e a hipertricose. O primeiro ocorre em mulheres, e é quando os pelos saem no rosto, nas costas, no peito e no pescoço. Ocorre pela alteração no equilíbrio dos hormônios sexuais que provoca um aumento dos hormônios masculinos como mera consequência da idade avançada, do aparecimento de quistos nos ovários, hiperplasia suprarrenal ou por vários tipos de tumores.

A hipertricose é quando os pelos saem em qualquer parte do corpo de forma desproporcional, e pode afetar tanto a mulheres quanto a homens. Ainda que possa ocorrer só pelo aumento da idade, há de tomar cuidado com medicamentos antiepiléticos ou imunosupresores. Também está relacionado com a má nutrição e com enfermidades como a anorexia, doenças do fígado e da tireoide.

Medicina: Dúvidas que te davam vergonha
Medicina: Dúvidas que te davam vergonha

Por quê suo em demasia?

Empapar a camisa, manchá-la com incômodas "piscinas", pode ser um verdadeiro mal estar quando temos uma reunião. A sudoração excessiva ou hiperhidrose limita a vida social de quem a padece. Isso normalmente ocorre com membros de uma mesma família, sugerindo hereditariedade e tanto pode aparecer na juventude como na idade adulta. Até hoje não se conhecem as causas específicas da maioria dos casos. Normalmente não é sintoma de um problema sério. Todavia, é importante comentar com o médico porque, ainda que sejam raros, existem casos relacionados com tumores, hipertireoidismo, diabetes e problemas cardíacos.

Desodorantes a base de alumínio, eletroterapia, botox (dá resultado em seis meses), extração de gânglios que afetam o suor são tratamentos que reduzem ou controlam o nível de sudoração, mas não existe um remédio que a elimine.

Nos siga no Google Notícias