ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Não odeie a menopausa, ela prolonga tua vida em 40%

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 21/03/2024 08:10
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os sintomas da menopausa podem te exasperar, deixá-la muito estressada. Mas esse pequeno sofrimento, quando ocorre, cumpre um papel fundamental na tua longevidade. Saiba que as mulheres do mundo tem expectativa de vida superior à dos homens e tudo indica que essa diferença está diretamente relacionada com a menopausa. É um mistério, mas elas vivem mais que eles. No Brasil, a expectativa de vida, antes da pandemia, era de 79 anos para as mulheres e de pouco menos de 76 anos para os homens.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A hipótese da avó surge do estudo das baleias.

Por que uma mulher que não pode ter filho vive um longo tempo de vida mesmo sem poder procriar? É um contrassenso biológico. Queiram ou não, para a biologia pouco importa o debate social e sexual, homens e mulheres têm como principal função a manutenção da espécie, produzir filhos. O estudo das baleias fez surgir uma nova hipótese: as mulheres e algumas espécies de baleias tem em trono de 30% a 40% de sobrevida após a menopausa para cuidar dos netos. Viver muitos anos sem procriar é um truque da biologia para que os netos sobrevivam.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Cinco espécies de baleia criaram a hipótese da avó.

Poucas fêmeas de mamíferos tem a menopausa. Durante séculos imaginaram que essa era uma condição específica somente para as mulheres. Somente neste XXI descobriram que cinco espécies de baleias vivem muito tempo depois do fim de sua vida reprodutiva. Todas são baleias que tem dentes em vez de barbas, que são chamadas de "odontocetos". Tal como a espécie humana vivem em grupos sociais formados por várias gerações. Elas vivem até os 70 ou 80 anos, seus machos tem vida média de 40 anos. A diferença é abissal. Elas são as orcas, as orcas negras, os narvaez, as belugas e os caldeirões. Para que viver tanto tempo depois da menopausa? É aí que surgiu a hipótese da avó. Para cuidar dos netos, diz a teoria. Não há outra ideia para explicar esses fatos tão insólitos. Mas tem uma pergunta que não sai de minha cabeça: as mães baleias e humanas são tão incompetentes que necessitam obrigatoriamente de avós para cuidar de seus rebentos?

Nos siga no Google Notícias