ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Nos tempos das capelas e a origem das catedrais

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/08/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Até o início do século IV d.C., o espaço para a adoração e para a arte cristã ocorria em catacumbas - locais subterrâneos onde os cristãos enterravam membros de sua comunidade. Tradicionalmente, acredita-se que os cristãos usaram essas catacumbas devido às perseguições de alguns governos romanos. No entanto, essas perseguições foram periódicas. Os estudiosos da religião ainda estudam essa preferência dos primeiros cristãos por rezar e expor suas atividades artísticas abaixo do solo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Como surgiram as capelas.

O termo capela tem início com Martinho de Tours, um militar, monge, depois bispo e santo do século IV d.C.. Esse bispo da França usava uma capa enquanto passava por um homem pobre. Lembrando das palavras de Jesus no Evangelho de Mateus - ajudar os pobres era, de fato, ajudar e adorar Deus - deu ao pobre homem sua capa. O homem se revelou ser o próprio Jesus. Pedaços dessa capa, tocados por Jesus, foram levados para pequenos espaços construídos especialmente para abrigá-los. Surgiam as capelas. A palavra "capela", vem do latim, pequena capa, manto pequeno. Não se sabe o motivo, mas uma das características obrigatórias das capelas iniciais era não dispor de instrumentos musicais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos tempos das primeiras catedrais.

"Pertencentes ao senhor", esse é o significado dos primeiros grandes prédios destinados ao culto cristão. As catedrais eram prédios destinados a outros cultos religiosos ou pertencentes à administração dos negócios romanos. Surgiram com Constantino, o imperador romano que converteu-se ao cristianismo e o tornou religião do Estado. As catedrais vieram um pouco antes das capelas. Eram vistos como espaços onde Deus vivia. Estava fisicamente presente na comunhão, o ritual de transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Jesus. As primeiras catedrais sempre eram escolhidas usando o eixo leste a oeste. Não podiam ter o eixo norte-sul. Entendiam que a comunhão estava em direção ao leste, eram chamadas de catedrais "orientadas". As que tinham o eixo oeste, eram denominadas "ocidentais". A palava "catedral" significa "sede" e, na sociedade romana, eram espaços onde os governadores julgavam e administravam seus distritos.

Nos siga no Google Notícias