ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Notícias: o que o brasileiro lê e onde

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/07/2022 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Instituto Reuters acaba de publicar seu informe de 2022 sobre o consumo de notícias. Foram mais de 93.000 entrevistados. Mais da metade - 54% - afirmam que evitam as notícias constantemente ou as vezes. Se trata da terceira cifra mais alta nos 46 países onde realizaram os estudos. O dado "parece refletir uma fadiga de más notícias", diz a Reuters. A inflação e a pandemia seguem sendo assuntos proeminentes nos meios de comunicação. Também mostra números desairosos para jornalistas. Este é um país onde morreram pelo menos 303 jornalistas. É a maior quantidade entre os países pesquisados. Inaceitável, jornalista é uma profissão perigosa no Brasil.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A força das redes sociais.

Quase dois terços dos brasileiros - 64% - se informam também pelas redes sociais. Facebook perdeu terreno e foi superado pelo YouTube. Também há um forte incremento nas redes visuais mais novas. Instagram e Tik Tok estão em curva ascendente. O WhatsApp detém nada menos de 41% dos debates, seguido de longe pelo Telegram, com 9%.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

dinheiro continua indo para a televisão.

Os gastos com notícias continuam sendo dominados pelas redes de televisões. Mas a parte da "torta publicitária que a televisão aberta leva diminuiu de 51,9% para 45,4% entre 2020 e 2021", diz a Reuters. As revistas perderam quase um terço de leitores é uma das mais vendidas no país, a "Época", pertencente ao conglomerado Globo, pôs fim à sua edição impressa depois de 23 anos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Jornal digital avança velozmente.

Ano após ano, os jornais impressos vão desaparecendo. Os espaços das notícias jornalísticas vem sendo ocupado pelos jornais digitais. Estava em quase 60% em 2020, subiu para 67% em 2021. Os impressos detém a diminuta percentagem de 12%.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Onde leem as notícias.

A ascensão dos celulares no Brasil é uma das maiores no mundo. Há mais celulares que pessoas no Brasil. Eles ocupam o invejável percentual de 75% de onde o brasileiro lê notícias. De 2013 para 2022, o computador caiu de 80% para 24%. Já os tablets, mantém a mesma posição de sempre: 8%.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Principais redes sociais e aplicativos.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias