ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Novo estudo sobre a relação entre o metabolismo e a obesidade

Mário Sérgio Lorenzetto | 14/08/2021 09:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O metabolismo, o conjunto de reações químicas que ocorre nas células do corpo para converter alimentos em energia, vem sendo acusado de ser o responsável pela obesidade das pessoas de qualquer idade. Uma pesquisa publicada na revista científica Science, desmente essa crença tão arraigada.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As quatro etapas fundamentais do metabolismo.

A capacidade metabólica aumenta no primeiro ano de vida, quando o corpo necessita amadurecer seus sistemas. Em seguida, vai diminuindo gradativamente até os 20 anos, sem mudança drástica durante a puberdade. Nos quarenta anos seguintes - entre os 20 e os 60 anos - se mantêm estável. E a partir dos 60 anos vai reduzindo gradativamente.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

6.500 pessoas participaram da pesquisa.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Duke, nos EUA. Dela participaram 6.500 pessoas com idade entre 8 dias e 95 anos. Além de identificar as quatro etapas fundamentais do metabolismo, também desmentiram outro mito do gênero: "não há diferenças reais entre as taxas metabólicas de homens e mulheres".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Metabolismo não é só energia.

A Universidade de Wisconsin, também nos EUA, realizou uma pesquisa complementar à da Universidade de Duke. Garantem que metabolismo não é só energia, é muito mais complexo. "O metabolismo não se trata só de energia, de como o corpo maneja o combustível nutritivo e o converte em moeda energética utilizável. O metabolismo também abarca a síntese, as mudanças e os intercâmbios de todos os aspectos da função celular. Atua como sensor e regulador", diz a universidade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Acabou a relação metabolismo x obesidade?

Esses dois estudos dinamitam a velha e esclerosada relação entre metabolismo e obesidade para os adultos. "Quando se trata do aumento de peso, o problema é o mesmo de sempre: as pessoas estão comendo mais calorias e não querem parar", diz a universidade. Todavia, há exceção. Para quem ultrapassou o umbral dos 60 anos, já não resta dúvida, o metabolismo diminui 0,7% a cada ano. Uma pessoa com 90 anos, por exemplo, passa a precisar 26% menos calorias que quarenta anos antes. Um idoso deve comer bem menos que um adulto de 40 anos. Também para os bebês há relação entre metabolismo e quantidade de comida. Um bebê deve comer muito. E reduzir 3% a cada ano, até completar 20 anos.

Nos siga no Google Notícias