ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

O cristianismo surge como uma religião de mulheres?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 09/03/2024 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Estava lá, mas ninguém unia as peças. A verdade é que somente no século XX, Jesus passa a ser descrito pela igreja como o grande profeta das mulheres. A nova leitura o mostra como um homem de trato muito amável com elas. Também amplifica sua ternura com a pecadora que unge seus pés, seu perdão a uma esposa adúltera, as curas especiais de mulheres e sua amizade profunda com Marta e Maria, irmãs de Lázaro. Não há como duvidar, Jesus exercia um ministério rodeado de mulheres. Não é inverdade afirmar que elas são tão ou até mais importantes que os apóstolos. E há um momento muito especial: ressuscita e logo aparece para Madalena, que chorava junto a seu túmulo. Quem era Madalena para Jesus? Sua esposa ou principal companheira apenas de fé?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As mulheres davam condições materiais para a multidão.

Durante a vida pública de Jesus, antes da crucificação, uma imensa multidão o seguia por todos os lados. Alimentar uma grande quantidade de pessoas custa caro. "Várias mulheres serviam o Mestre com seus bens", diz a Bíblia. Cita Madalena e Joana, mulher de Cusá, administrador da Galiléia, e outras.... Nessa época, nenhum homem dava condições materiais para a multidão seguir Jesus. Outro momento quase exclusivo para mulheres é o da crucificação. Quem acompanha Jesus, em seu sofrimento, são mulheres. Os apóstolos sumiram.....


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Solteiro ou casado.

É verdade que alguns séculos depois de Jesus, os rabinos tinham de ser obrigatoriamente casados. Mas essa não era uma condição exigida em sua época. Mas quase todos eram casados. Poucas exceções aparecem. Jeremias, um dos profetas mais famosos da época, era solteiro. A maioria dos essênios, a comunidade que guardou os manuscritos do Mar Morto, era celibatária. Quem advoga, no entanto, que Madalena era esposa de Jesus, observa com lupa que ela exclama "rabbuní", quando o vê na ressurreição. Essa palavra significa, para alguns, em hebraico "meu marido". Mas há quem traduza essa palavra como "meu mestre". A verdade é que Jesus pode ter sido casado com Madalena ou solteiro. Não há como ter certeza. Mas não há duvida que a importância das mulheres nos debates sobre cristianismo primitivo, surge apenas no século passado.

Nos siga no Google Notícias