A notícia da terra a um clique de você.
 
12/08/2019 07:08

O herói cego que salvou judeus do horror nazista

Mário Sérgio Lorenzetto
O herói cego que salvou judeus do horror nazista

Berlim esconde centenas de "hinterhofs", pátios entre prédios. Talvez o mais conhecido pelos turistas seja o Hackeshe Höfe, devido à arquitetura modernista dos prédios que o formam. A poucos metros de distância está outro pátio onde há um grafite do herói cego. Abrindo a porta você estará no Museu de Otto Weidt. Um tipo que tinha tudo para ser um homem comum, fabricava escovas de cabelo e escovas de dente. Mas Weidt era um homem incomum, cego, fundou uma oficina para salvar judeus surdos e cegos dos horrores praticados pelos nazistas.

O herói cego que salvou judeus do horror nazista
O herói cego que salvou judeus do horror nazista

Subornava a Gestapo dando escova de dentes.

Otto Weidt foi um herói e sua ajuda, perspicácia e coragem, salvaram muitos de seus empregados que escondia da Gestapo ou que ajudou a fugir. Era um hábil falsificador de documentos e tinha um enorme carisma. Foi assim que enganou os nazistas. Também os seduziu presenteando escovas feitas com pelo de cavalo que, naqueles tempos, eram considerados artigos de luxo.

O herói cego que salvou judeus do horror nazista

A estremecedora história de Alice.

Durante certo tempo, Otto Weidt esteve enamorado da judia Alice Licht, sua ex-empregada. Alice estava a bordo do trem da morte para Auschwitz, com toda sua família, quando teve a ideia de escrever umas poucas linhas em um cartão postal pedindo socorro. Lançou o cartão pela janela do trem. Quem encontrou o cartão, depois de ler, o enviou a Otto Weidt. O empresário cego ao recebê- lo, partiu imediatamente para as proximidades do campo de prisioneiros de Auschwitz. Otto conseguiu contatar Alice, como um milagre.
Ajudou-a a fugir e a manteve escondida por algum tempo onde hoje está o Museu em sua memória. Otto virou o "herói cego" da televisão alemã. Um documentário contou seu trajeto heroico salvando judeus surdos e cegos.

imagem transparente
Busca

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.