ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

O homem tem duas horas de ereção por noite

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/03/2021 07:08
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Podemos dizer que o entendimento moderno do sono remonta a dezembro de 1951. Em uma noite, o jovem pesquisador da Universidade de Chicago chamado Eugene Aserinsky testou uma máquina de medir ondas cerebrais - eletroencefalograma - em seu filho de 8 anos. Noventa minutos após o jovem se aquietar para desfrutar de uma pacífica noite de sono, Aserinsky observou com surpresa o rolo de papel no aparelho ganhar vida e produzir os rabiscos irregulares associados a uma mente ativa e desperta. Mas quando foi verificar, o menino continuava ferrado no sono. Aserinsky acabara de descobrir o sono REM, a mais interessante e misteriosa das múltiplas fases em nosso ciclo de sono noturno.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As fases do sono.

Hoje sabemos que o sono tem de 4 a 5 fases. Primeiro, devemos abrir mão da consciência, o que para a maioria leva de 5 a 15 minutos. A isso se segue um período de sono leve, mas restaurador, como num cochilo, por cerca de 20 minutos. O sono é tão superficial nesses dois estágios que você pode estar dormindo, mas pensará que está acordado. Então vem um sono mais profundo durante cerca de 1 hora, fase em que é mais difícil acordar a pessoa. Finalmente, vem a fase REM - movimento rápido dos olhos - em que ocorre a maior parte dos sonhos. Durante essa última fase a REM, ficamos praticamente paralisados, mas os olhos trabalham sobre as pálpebras como se presenciassem um drama urgente. Não há explicação para esse movimento das pálpebras, a hipótese óbvia é que "assistimos" nossos sonhos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Homens tem ereção, mulheres tem algo semelhante.

Um estudo de 2017 da Universidade de Wisconsin, nos EUA, descobriu que 95% das pessoas sonhavam durante o sono REM. Nesse período do sono, a maioria dos homens têm ereções e as mulheres, similarmente, apresentam fluxo de sangue aumentado para os genitais, o que também pode ser chamado de "ereção feminina". Ninguém sabe por que, mas não parece estar associado a impulsos eróticos. Seriam ereções, masculinas e femininas, desprovidas de tesão. Mas essa universidade descobriu mais: o homem tem duas horas de ereção por noite. A explicação? Ninguém sabe.

Nos siga no Google Notícias