ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

O imperador sírio de Roma, pioneiro transexual

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 24/01/2024 07:15
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Heliogábalo era um adolescente sírio que foi imperador de Roma desde o ano 218 d.C. até seu assassinato em 222. Imperador de Roma nascido na Síria, sem duvida, causa estupefação. Roma, todavia, guardava algumas semelhanças com C.Grande,  tinha quase um milhão de habitantes e aceitava bem estrangeiros, a ponto de permitir que eles assumissem o poder. Heliogábalo passou para a história como um anfitrião extravagante e, em muitas ocasiões, um sádico.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Menus imaginativos.

Inicialmente, os jantares de Heliogábalo, causavam estranheza. Umas vezes a comida era toda verde ou toda azul. Em outras, oferecia esquisitices exóticas, inclusive para os sofisticados parâmetros romanos: patas de camelo ou cérebros de flamingos, além de "foie gras" para seus cães.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Maniaco pelo número oito.

Heliogábalo não tinha limites e tinha um sentido de humor estranho. Convidava oito pessoas carecas, ou oito com um só olho, e ainda oito extremamente obesos, para provocar risada cruel entre os presentes, quando caiam da cadeira. Outro de seus truques foi a invenção das "almofadas peidorrentas", que iam desinflando à medida que a pessoa se acomodava, soltando barulhos similares à flatulência.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Para os pobres... vidro e cera.

Também recorria a alimentos falsos, de cera ou de vidro, servido aos convidados de menor poder aquisitivo. Passavam o jantar com rugidos de fome no estômago, enquanto os mais ricos tinham grandes quantidades de alimentos para se deleitar. Também costumava levar leões, leopardos e ursos aos locais de jantar, depois que todos dormiam. Alguns acordavam... e morriam de susto. Certa vez, cobriu seus convidados com tal quantidade de pétalas de flores que matou todos asfixiados.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Milhares de sapatos.

Heliogábalo foi o inspirador de Imelda Marcos, a primeira dama das Filipinas, que supostamente tinha mais de três mil sapatos. O imperador estava tão entregue a suas extravagâncias que nunca usou o mesmo par de sapatos mais de uma vez. E no verão, mandava cobrir seus jardins com gelo e neve por não gostar de andar sobre a terra.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O primeiro transexual.

Heliogábalo tampouco deixou intactas as normas tradicionais de sexo e gênero. Várias histórias põem em foco seu travestismo. Usava maquiagem excessiva e inclusive tentou mudar de gênero cirurgicamente. Pediu a seus médicos que o dotassem de partes íntimas femininas mediante uma incisão. Hoje, é considerado um transgênero pioneiro, que desafiou radicalmente os rígidos costumes romanos.

Nos siga no Google Notícias