ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Em Pauta

O maior assalto da história: França extorquiu o Haiti

Mário Sérgio Lorenzetto | 13/07/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

À esquerda e à direita há um raro consenso no Brasil: o Haiti não têm jeito! Talvez desconheçam o que a França fez ao Haiti. Foi o maior roubo da história. A França instituiu a escravidão no Haiti no século XVII, mas, no final do século XVIII, a população escravizada se rebelou e declarou a independência. Ainda assim, os franceses não deixavam de lutar pela compensação que o Haiti deveria pagar aos senhores de escravos franceses. E não o contrário.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O custo da independência.

O Haiti declarou sua independência em 1804. Em outubro de 1806, o pais caribenho foi dividido em dois. Alexandre Pétion governava o sul e Henry Cristophe governava o norte. Mas a França se mostrava obstinada em cobrar a extorsão. Pétion tinha disposição em negociar. Cristophe não queria nem ouvir falar. Travou-se um duro embate pelo valor do roubo histórico. Quanto custava a independência do Haiti?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O parâmetro Louisiana.

Em 1803, Napoleão vendeu a Louisiana aos Estados Unidos por 15 milhões de francos. Usando esse número como bússola, Pétion propôs pagar a mesma quantia. A França rejeitou a oferta. Pétion morreu repentinamente em 1818, mas Pierre Boyer, seu sucessor manteve as negociações. Mas elas sempre travavam devido à posição de Cristophe. Só em 1820, quando Cristophe morreu, Boyer conseguiu unificar o Haiti e sentar à mesa com a França falando em nome de um Haiti unificado.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

14 brigadas de guerra e 500 canhões.

Mas a França desistiu das negociações. Emitiu um decreto declarando que reconheceriam a independência do Haiti ao preço de 150 milhões de francos - dez vezes o que os EUA pagaram pelo território da Louisiana. Concomitantemente, chegaram no Haiti 14 brigadas de guerra franceses com 500 canhões. Isso não era diplomacia. Era extorsão.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Impossível de pagar.

A França sabia que o Haiti jamais poderia pagar essa dívida. O total representava dez vezes o orçamento anual do Haiti. Uma soma que nenhuma nação europeia poderia suportar. Forçados a pedir emprestados 30 milhões de francos a bancos franceses, é claro, ninguém se surpreendeu quando o Haiti ficou inadimplente com esses bancos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

12 navios de guerra.

A França não se interessou pelos problemas haitianos, imediatamente, enviou 12 navios de guerra para cercar o Haiti e "tomar" o empréstimo não pago. É interessante saber que o resultado dessa segunda extorsão foi chamado, pelos franceses, de "Tratado de Amizade". Como é bom conhecer que a dívida que ainda restava correspondia a cinco vezes o orçamento anual da França.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nunca se recuperaram da extorsão.

Somente em 1947 os haitianos quitaram a dívida com a França. Foram 127 anos de pobreza extrema. O dreno francês no tesouro haitiano foi diretamente responsável não só pela educação precaríssima, como pela quase inexistência de um sistema de saúde e de infra-estrutura. Foi a única vez em que um povo ex-escravizado foi obrigado a pagar aos senhores que o tinham escravizado. Perguntem aos franceses se o Haiti tem jeito?

Nos siga no Google Notícias