ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Em Pauta

O padre que inventou o Big Bang

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/06/2019 06:44
O padre que inventou o Big Bang

Fogo amigo. Georges Lemaître levou grande alvoroço ao cristianismo que tanto defendia. Há 120 anos, nascia o pai do Big Bang. Primeiro foi soldado. Depois, virou padre e astrofísico. Lemaître chegou ao ponto mais alto da física por proclamar algo que rompia com todos os cânones de sua época. O padre belga afirmou que o universo estava em expansão e que tinha nascido da explosão de um diminuto ponto que ele denominou "átomo primitivo". Lemaître também foi uma das únicas pessoas que fez Einsteins mudar de ideia.

O padre que inventou o Big Bang

Um universo estático e eterno....

Naquela época, a maioria dos físicos pensava que o universo era estático e eterno, uma ideia cômoda que evitava espinhosas perguntas sobre sua origem e sua criação. Lemaîte combateu durante toda sua carreira essa visão criacionista e chegou a corrigir até o Papa. Seus companheiros cientistas tampouco lhe deram trégua pelas implicações religiosas e científicas dessa teoria. O próprio Albert Einstein, depois de escutar sua proposta, espetou: "Seus cálculos são corretos, mas sua física é abominável". Mas, em seguida, a física iria sofrer um cataclisma que acabaria inclinando a balança para o lado do padre cientista.

O padre que inventou o Big Bang

Um religioso radical acabou por comprovar a teoria do Big Bang.

Se não bastasse um fogo amigo, outro veio a dizimar as tropas do criacionismo na física. Arthur Eddington foi um quaker - um radical cristão. Alguns anos antes de conhecer Lemaître, Eddington quase fora trancafiado na prisão por negar-se a ir para a guerra. Não lhe faltava coragem, mas sua religião o impedia. Eddington acabou livrando-se da prisão. Em seguida, liderou uma expedição a Ilha Príncipe, na África Ocidental. Alí, durante um eclipse, conseguiu imagens que comprovavam que o sol curva no espaço e no tempo ao seu redor desviando raios de luz chegados de outras estrelas. Era uma das primeiras confirmações da Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Eddington se converteria no maior divulgador da teoria de Einstein na Grã Bretanha
Junto com Eddington, na Universidade de Cambridge, Lemaître começou a estudar cosmologia, física estelar e análise numérica. Quando tinha 32 anos, Lemaître publicou o primeiro estudo em que propunha que o universo estava em expansão e anexava nesse estudo o primeiro cálculo da velocidade do universo. Seu estudo, escrito em francês, passou desapercebido.

O padre que inventou o Big Bang

Um universo instável.

A ideia de um universo estável estava tão difundida que Einstein tinha incluído na sua Teoria da Relatividade uma "constante cosmológica". Mas a natureza dava razão a Lemaître. O primeiro a defender essas ideias foi o outro padre - Eddington . Com a ajuda de Eddington, Lemaître publicou seu estudo em inglês e seguiu elaborando a ideia até propor que o universo tinha surgido de um "átomo primitivo" ou um "ovo cósmico" que explodiu no momento da criação do universo. Pouco depois, após as descobertas de Edwin Hublle, Einstein reconheceu seu equívoco e abraçou a Teoria do Big Bang.
A Teoria do Big Bang têm, nos dias atuais, o mesmo peso da ideia criacionista que foi derrotada - ninguém a ataca. Mas, se o universo nasceu de um "ovo cósmico", quem criou esse ovo, de onde surgiu? Passados mais de 30 anos, não obtive resposta a essa indagação.

Nos siga no Google Notícias