ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

O PIB melhorou. O número do desemprego continua o mesmo

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/07/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A taxa de desemprego ficou em 14,7% entre fevereiro e abril de 2021. Segue no patamar mais alto desde a década de 1970. O número de desempregados se contrapõe à melhora na atividade econômica do país. O PIB cresceu 1,2% nos três primeiros meses do ano. A melhora do PIB, todavia, foi puxada quase exclusivamente pelo setor agropecuário. Um setor que usa menos mão de obra que os demais. E não há qualquer mudança interna nesse setor, apenas vem sendo puxado pela alta internacional das commodities.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade




Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A retirada em massa da força de trabalho.

O maior momento da retirada da força de trabalho ocorreu entre março e maio do ano passado. Concorreram para esse fenômeno massivo, o medo da covid e o fechamento de milhares de empresas. De lá pra cá, não houve retomada significativa do número de empregos. O país perdeu 7,4 milhões de postos de trabalho.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quando teremos empregos no Brasil?

Em primeiro lugar, a recuperação de empregos está diretamente vinculada à taxa de vacinação. E ela é péssima. Passamos quase um mês com a mesma taxa de 11% que tomaram as duas doses. Só há dois dias entramos na taxa de 12% inteiramente vacinado, a única taxa que interessa. Mas ainda que ocorra um gigantesco milagre vacinal, o país não retornará aos níveis de emprego pré -pandemia tão cedo. No fim do segundo semestre, como ocorre todos os anos, haverá um aquecimento sazonal nos empregos. Mas não há chance alguma desse gravíssimo problema ter melhoria enquanto Guedes e seus extremistas estiverem à frente da economia brasileira. Essa pauta não lhe interessa.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias