ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

O que acontece com o corpo quando ficamos sentados?

Mário Sérgio Lorenzetto | 21/04/2019 08:40
O que acontece com o corpo quando ficamos sentados?

Reserve um momento para pensar em todas as razões pelas quais nos sentamos. Primeiro, você está provavelmente sentado enquanto lê isto. Algumas das atividades mais comuns do humano das cidades são feitas sentados: comer, dirigir, falar ao telefone, usar um computador, ver TV e ler livros. O fato é que a quantidade de tempo gasto sentado aumentou ao longo do tempo. E com inovações que nos mantém ainda mais tempo sentados, como a entrega de refeições prontas em nossas casas. A tendência é dos adultos irem aumentando o tempo sentados enquanto envelhecem. A média de tempo gasta sentados para adultos varia, de acordo com os países, de 56% a 86% do tempo que ficamos acordados. Isso é um exagero contemporâneo.

O que acontece com o corpo quando ficamos sentados?

O que acontece com o corpo enquanto estamos sentados?

Quando você se senta por longos períodos sem se levantar, os grandes músculos que sustentam o peso das pernas permanecem dormentes. Sem ação, esses músculos são incapazes de usar com eficiência os açúcares e gorduras que flutuam no sangue. Isso, leva ao ganho de peso e a doenças metabólicas, como o diabetes.
Ao mesmo tempo, a redução do fluxo sanguíneo nas artérias levam a condições hostis que promovem lesões nas paredes dos vasos sanguíneos. Ao longo da vida, essas lesões contribuirão para o aparecimento de doenças cardíacas e doenças arteriais periféricas, como varizes. Além disso, quando os músculos das pernas permanecem inativos por longos períodos, o sangue se acumula nas veias, o que leva a um aumento do risco de coágulos sanguíneos ou trombose venosa. Levantar-se e movimentar-se pode parar esses processos.

O que acontece com o corpo quando ficamos sentados?

Os padrões de sentar são importantes para a saúde.

Alguns costumam sentar-se por longos períodos sem levantar. Outros raramente ficam parados. Se levantam regularmente depois de sentar por curtos períodos.
A ciência aprendeu que os adultos com padrões prolongados de sentar tem cinturas maiores, IMC mais alto e, no sangue, tem menos gorduras boas. Também tem mais gorduras ruins e níveis mais altos de açúcar.

O que acontece com o corpo quando ficamos sentados?

Há relação entre ficar sentado e diabetes?

A Universidade da Califórnia realizou uma extensa pesquisa com 6.000 mulheres entre 65 e 99 anos. Mediram seus padrões sedentários por sete dias. Também detalharam o modo de vida dessas mulheres ao longo de 20 anos. Como esperado, o grupo com os padrões sedentários mais prolongados teve a maioria das mulheres com diabetes. O grupo que raramente fica parado, teve o menor número de mulheres com diabetes. O que os cientistas recomendam é a adoção de atividades físicas de intensidade moderada.

Nos siga no Google Notícias